Nutrição – A Abóbora

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A Abóbora é considerada uma fruta com um valor energético muito baixo e bastante rica em água. Na sua composição nutricional apresenta um baixo teor de hidratos de carbono, proteínas e lípidos e um elevado teor em caroteno – o que confere cor à abóbora –, vitamina E e C e ainda o potássio.

Tabela Abóbora

Como já mencionado, a abóbora é bastante rica em carotenos, nomeadamente o betacaroteno, com acção antioxidante. O betacaroteno é convertido no organismo em vitamina A.

Este antioxidante desempenha assim um papel bastante importante na prevenção de alguns tipos de cancro, doenças cardiovasculares e doenças degenerativas. Para além disso estão comprovados cientificamente os benefícios da vitamina A na pele e na visão.

 

Dicas:

  • Quando compra deve verificar a casca da abóbora. Não deve ter brilhos, estar amolecida, suja ou manchada
  • Deve manusear com cuidado o fruto, pois apesar de parecerem resistentes, se já estiverem um pouco danificados, irão deteriorar-se mais rapidamente nessas zonas
  • Poder ser conservada num local fresco e seco, no entanto se já a tiver partido ou comprado já cortada deve conservá-la no frigorífico, ou congelá-la para usar posteriormente em sopas

 

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Por Cátia Carvalho da Silva

Nutricionista

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