Castanhas Fritas

IMG_2437tbvwm

Com o tempo a arrefecer e o São Martinho a aparecer,                                                     um novo alimento vamos conhecer…

A Castanha, cujo nome cientifico é Castanea, é oriunda da Ásia Menor. Existem quatro tipos específicos de castanhas, nomeadamente, a castanha europeia, a castanha japonesa, a castanha da China e a castanha americana. A variedade mais consumida é a europeia, e a principal diferença entre elas é o teor em hidratos de carbono, sendo mais intenso na castanha da China.

A Castanha embora pertença à família da noz, avela, amêndoa, amendoim, etc, apresenta uma composição nutricional bastante diferente. É menos calórica, uma vez que o seu teor em gordura é inferior aos restantes e é bastante rica em vitamina C. No entanto apresenta um teor superior em hidratos de carbono, o que lhe permite dar outras possibilidades de utilização na alimentação.

Assim, podem ser utilizadas em todo o tipo de pratos, como entradas, acompanhamento de pratos (castanhas fritas, assadas, cozidas ou em puré), sobremesas, bolos e bebidas.

IMG_2438tbvwm

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. para nós a melhor forma de comer castanhas
  2. a maneira mais fácil de descascar castanhas
  3. funciona como “petisco”

 

IMG_2439tbvwm

Ingredientes:

  • 1kg de castanhas
  • óleo para fritar
  • sal grosso q.b.

 

Modo de Preparação:

As castanhas que vão fritar não se podem lavar, então limpe-as muito bem com um pano húmido e seque-as. Depois dê-lhes um golpe no sentido horizontal (sem ser demasiado profundo, senão corre o risco de as cortar ao meio, utilize o corta castanhas) e de seguida coloque-as na frigideira.

Dupla strip

Um quilo de castanhas precisa de cerca de 17 minutos para ficar pronto, mas isso depende da forma como vão ser fritas. Para saber que estão prontas a comer deve verificar se estão abertas e douradas. Findo este passo, escorra bem as castanhas em papel absorvente e depois coloque-as no prato de servir e ponha o sal grosso.

Estas castanhas acompanhadas por um pão caseiro, um chouriço, um pouco de presunto, queijo, marmelada e um bom vinho tinto tornam-se um petisco muito agradável para festejar o Dia de S. Martinho.

 

IMG_2444tbvwm

 

 

base logo segredos1

  1. as castanhas para fritar não devem nunca ser lavadas, limpe-as com um pano (a água no óleo a ferver pode provocar situações de risco).
  2. só se devem temperar as castanhas depois de fritas, o sal é o elemento fundamental mas podem pôr pimenta ou mesmo, para quem gosta, piripiri em pó.
  3. é importante dizer que as castanhas ao serem temperadas após a fritura mantém nas cascas o tempero e nós quando as estamos a descascar estamos a espalhar o tempero por toda a castanha.

 IMG_2448tbvwm

 

 

Testámos e gostámos…!

IMG_2441tbvwmstrip

Anúncios

One thought on “Castanhas Fritas

  1. Pingback: Rojões à Transmontana | a travessa das bolinhas vermelhas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s