Nutrição – A Castanha

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As Castanhas apresentam na sua composição um teor em gordura bastante reduzido e um elevador teor em vitamina C, vitamina A e potássio. No entanto, o seu conteúdo em água é de cerca 50% e são bastante ricas em hidratos de carbono, quando comparado aos restantes frutos gordos. São constituída por:

Nutrição Castanha

Por serem ricas em Vitamina C, fortalecem o sistema imunitário, mantém os ossos, a pele e as articulações e tem uma função antioxidante contra os radicais livres. Os hidratos de carbono que estão presentes são, na sua maioria complexos, tendo a vantagem de serem de absorção lenta, permitindo assim uma saciedade mais duradoura.

As castanhas não contem glúten e, portanto podem ser utilizados por pessoas com doença celíaca.

Importa ainda salientar que, apesar da sua riqueza nutricional, as castanhas devem ser consumidas com moderação, devido ao seu elevado teor em hidratos de carbono. Assim, devem ser consumidas como acompanhamento da refeição, em substituição do arroz, da massa, da batata ou das leguminosas. Não se esqueça que 7 a 8 castanhas equivalem a 4 colheres de sopa de arroz cozinhado.

Dicas:

  • No momento da compra deve ter atenção no estado da pele da castanha, que deve ser brilhante e intacta;
  • Para conservar as castanhas em casa, deve colocá-las num local seco e fresco, ou congelá-las.

 

cátia

Por Cátia Carvalho da Silva

Nutricionista

strip nutrição Final

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