Salada de Beterraba à Francesa

IMG_2793tbvwm

A beterraba viu o seu nome derivar do substantivo francês betterave. A beterraba tem um sabor doce que revela o seu elevado teor de açúcares.

A beterraba pode comer-se crua, ralada, em sopas ou em doces. No entanto a forma mais comum de ser utilizada é cozida e temperada. Ficamos assim com uma base pronta para as mais diversas saladas que é a forma como nós mais gostamos de a comer.

Respondendo a um desafio que nos foi lançado por uma seguidora do blog deixamos aqui uma das muitas versões de saladas que se podem fazer utilizando este ingrediente.

 

RECEITA

base logo destaque1

  1. o sabor agridoce
  2. a cor que proporciona às saladas

 

 

Ingredientes:

  • 3 beterrabas
  • 1 cebola roxa pequena
  • 1 ovo cozido
  • Alface frisada
  • Nozes q.b.
  • Vinagrete q.b.

IMG_2785tbvwm

Modo de Preparação:

Comece por lavar bem as beterrabas e ponha-as a cozer, (só as pode colocar na água quando esta está a ferver) vai demorar mais ou menos 40 minutos para beterrabas médias, confirme com um palito a cozedura. Na panela de pressão demora metade do tempo.

Quando estiverem cozidas escorra-as passe-as por água fria e aguarde alguns minutos até poder pegar nelas. Então retire-lhes a pele, para tal não precisa de as descascar como batatas, basta passar a faca sobre a beterraba que a pele começa imediatamente a soltar-se.

Pegue então nas beterrabas e corte-as, em cubos pequenos, aos quadrados ou aos palitos (esta última foi a solução que escolhemos utilizando para isso um utensílio muito prático para cortar – a apresentar na rubrica utensílios).

strip

Coloque a beterraba numa taça e junte-lhe a cebola cortada em meias luas fininhas e tempere com o vinagrete (previamente preparado). Envolva tudo muito bem, fica assim pronta a base de beterraba que pode usar em diversas situações. Conservada numa caixa bem fechada e no frigorífico dura aproximadamente 1 semana.

Numa travessa disponha as folhas de alface e coloque por cima a beterraba, termine pondo o ovo cozido picado grosseiramente, as nozes e um fio de vinagrete sobre a alface.

Nós utilizamos alface frisada, mas também fica muito bem com alface iceberg ou caso gostem com endívias. O tempero que escolhemos, e quanto a nós o ideal, foi o vinagrete porque deixa a beterraba muito saborosa, mas podem optar por temperar como se fosse uma salada normal.

IMG_2795tbvwm

base logo segredos1

  1. as beterrabas têm sempre que ser cozidas inteiras e com casca
  2. o vinagre é essencial e faz toda a diferença no tempero da beterraba

 IMG_2797tbvwm

Testámos e gostámos…!

IMG_2789tbvwmstrip

Anúncios

2 thoughts on “Salada de Beterraba à Francesa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s