Bacalhau do Casamento

IMG_2760tbvwm

E como se aproxima o Natal vamos abordar um alimento muito apreciado por todos, o Bacalhau..

O Bacalhau é um peixe bastante utilizado na cozinha portuguesa, sendo tradicionalmente, o alimento mais consumido na Ceia de Natal em Portugal.

Existem diversas variedades de bacalhau, no entanto, a espécie Gadus Morhua, encontrada no mar frio, do Atlântico Norte, é a espécie mais ingerida.

Pelas suas características nutricionais, o consumo de bacalhau está associado a inúmeros benefícios para a saúde, tais como a prevenção de doenças cardiovasculares, cancerígenas e favorece o desenvolvimento do sistema imunológico.

Neste sentido, devemos optar por métodos de confeção que privilegiem o seu valor nutricional, como é o caso dos cozidos, dos grelhados, dos estufados e dos assados com pouca gordura.

O Bacalhau do Casamento é uma receita antiga, que já na origem tinha perdido a idade… com 4 décadas de história na família é um prato para ocasiões especiais.

Diz-se que existem 1001 maneiras de fazer bacalhau, nós gostamos dele de todas as “formas e feitios”, mas esta é sem dúvida uma das nossas preferidas!

 

RECEITA

base logo destaque1

  1. uma receita de família
  2. o sabor particular do creme
  3. a leveza do bacalhau a contrastar com o crocante da batata palha

IMG_2759tbvwm

Ingredientes:

Creme

  • 125gr de farinha s/fermento torrada
  • 125ml de azeite
  • 1lt de leite
  • Sal
  • Pimenta branca
  • Noz-moscada

Bacalhau

  • 3 postas de bacalhau
  • 500gr de batata palha
  • 3 cebolas grandes
  • Azeite q.b.
  • Azeitonas q.b.

Modo de Preparação:

Creme

Para obter a farinha torrada comece por peneirar a farinha (para evitar a formação de grumos). Depois coloque-a numa frigideira, completamente seca, limpa e sem qualquer gordura, e leve a mesma ao lume (que deve ser baixo para não queimar a farinha). Vá mexendo sempre até que esta fique com uma cor dourada (ver imagens) deixe repousar aproximadamente 5 minutos antes do passo seguinte.

Num tacho aqueça o azeite, junte-lhe a farinha torrada mexendo muito bem para formar um creme, deixe cozinhar 2 minutos.

Acrescente o leite (previamente aquecido) aos poucos e mexendo sempre para que não faça grumos e fique uniforme. Junte o sal, a pimenta e a noz-moscada e envolva tudo muito bem. Reserve.

strip

Nota: Não se preocupe ao constatar que inicialmente se formam alguns grumos quando começar a deitar o leite, continue a mexer bem até este estar todo incorporado que os grumos desfazem-se.

Bacalhau

Coza o bacalhau, depois escora-o e arranje-o em lascas.

Numa frigideira com um pouco de azeite faça uma cebolada com as cebolas cortadas em meias luas de forma a que a cebola fique quebrada mas translúcida e não muito cozinhada.

Para preparar o tabuleiro, comece por colocar metade da cebola, depois coloque o bacalhau e o resto da cebola sobre o mesmo e termine colocando a batata palha.

Dupla strip1

Dupla strip2

 

Para finalizar cubra com o creme e ponha azeitonas a gosto. Leve ao forno a 160ºC durante 45 minutos. Findo esse tempo está pronto a srevir!

IMG_2723tbvwm

IMG_2761tbvwm

base logo segredos1

  1. o segredo está no creme, siga a receita à risca

IMG_2764tbvwm

Testámos e gostámos…!

IMG_2759tbvwmstrip

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s