Nutrição – O Bacalhau

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O Bacalhau é um peixe que apresenta na sua constituição uma elevada riqueza em proteínas de alto valor biológico, de minerais como o iodo, fosforo, sódio, potássio, ferro e cálcio e vitaminas do complexo B.

Bacalhau

Trata-se de um peixe magro, sendo o fígado o seu principal reservatório de gordura, de onde se extrai o óleo de fígado de bacalhau, importante fonte de vitamina A e D.

Para além disso, o bacalhau é uma boa fonte de ácidos gordos polinsaturados, de onde se destaca o ómega 3, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, cancerígenas e favorece ainda o sistema imunológico.

Dicas:

  • No bacalhau salgado, de forma a reduzir o seu teor em sal, deve demolha-lo antes de o confecionar, não sendo necessária a adição de sal.
  • O tempo mínimo de demolha deve ser de 24horas, mas no caso de postas mais grossas deve aumentar o tempo para 48horas.
  • É necessário ter atenção à sua forma de confeção. Deve privilegiar os cozidos, assados, estufados, em detrimento dos fritos e da adição de molhos.
  • A gordura de eleição deve ser o azeite, no entanto pode adicionar ervas aromáticas ou especiarias para condimentar os pratos de bacalhau.
  • Um prato de bacalhau cozido, com couve e batata e temperado com azeite, tem cerca de 290kcal.

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Por Cátia Carvalho da Silva

Nutricionista

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