As Rabanadas, são um doce tradicional do Natal, estão presentes em muitas mesas da consoada um pouco por todo o país e também são conhecidas como fatias-douradas ou fatias-paridas.
Existem diversas formas de confecionar as rabanadas, começando pelo pão que pode ser corrente, baguete, pão-de-forma ou o tradicional cacete, especialmente feito para elaborar as rabanadas.
O pão é molhado em leite simples ou aromatizado com canela, raspa de laranja ou limão, no Minho usa-se vinho verde tinto ou branco.
Podem servir-se na sua Versão Simples polvilhadas com açúcar e canela ou regadas com calda de açúcar, xarope de bordo ou mel.
Mais recentemente apareceram variedades vegetarianas que substituem o leite de vaca por leite de soja e o ovos por farinhas de grão-de-bico, farinha de soja ou outras leguminosas.
Na nossa casa não passamos o Natal sem Rabanadas, adoramos uma boa rabanada, principalmente no dia seguinte com uma grande chávena de café ou um sumo de laranja é um prazer do qual não podemos abdicar!
A nossa receita preferida é Rabanadas Mergulhadas, depois de feitas colocam-se dentro de uma terrina e cobrem-se com Calda de Açúcar Especial.
RECEITA
- a calda de laranja provoca um contraste do doce da rabanada com o agridoce da calda e dos gomos da laranja, é uma experiência diferente mas muito agradável
- as raspas de chocolate preto em quantidade generosa de forma a cobrirem bem a rabanada, é um contraste único
- calda de açúcar especial, na qual a canela e o vinho do porto fazem toda a diferença, uma rabanada mergulhada nesta calda é irresistível
Ingredientes:
Rabanadas
- pão, pode ser um cacete ou uma forma
- 1lt de leite
- aroma de baunilha
- 3 ovos
- óleo para fritar
- açúcar
- canela
Calda de Açúcar Especial (6 rabanadas)
- 450ml de água
- 50ml de vinho do porto
- 240gr de açúcar
- 2 c. (café) de canela
- 3 cascas de limão
Calda de Laranja (6 rabanadas)
- 4 laranjas grandes
- 220gr de açúcar
- 150ml de água
- 60ml de licor beirão
Modo de Preparação:
Rabanadas
Corte o pão às fatias com a espessura de um dedo.
Numa tigela coloque o leite com açúcar a gosto e uma colher de sobremesa de essência de baunilha e mexa bem.
Prepare um recipiente com 3 ovos batidos e comece por demolhar bem o pão no leite, depois esprema um pouco o pão entre as mãos para retirar o excesso e passe-o bem por ovo.
Frite em óleo bem quente, virando-as de modo a que fiquem bem douradinhas dos dois lados. Depois de fritas, escorra-as e para a Versão Simples polvilhe bem com açúcar e canela.
Calda de Açúcar Especial
Num tacho junte os ingredientes todos, leve ao lume e deixe ferver durante 5 minutos.
Coloque as rabanadas num prato bem fundo e quando a calda estiver fria deite-a sobre as mesmas de forma a que estas fiquem bem mergulhadas na calda.
Calda de Laranja
Lave muito bem as laranjas e descasque-as com o descascador das batatas para tirar uma casca fina. Corte as cascas em tiras muito fininhas e faça-as ferver 5 minutos.
Depois de fervidas, escorra-as num passador, lave-as com jatos de água fria e coloque-as num tacho. Junte-lhes o açúcar e a água e leve ao lume, deixe ferver 5 minutos, retire do lume e misture-lhe o licor beirão. Deite o preparado sobre as rabanadas.
Acabe de descascar as laranjas e corte-as em gomos, retirando todo o branco e pele e sirva a acompanhar as rabanadas.
- é muito importante que não se esqueça de espremer o pão para retirar o excesso do leite, caso contrário o pão vai ficar demasiado mole e a rabanada perde a “piada”