Batata-doce Sauté

IMG_0697tbvwm

A Batata-doce, cujo nome cientifico é Ipomea batatas,é uma das culturas alimentares do mundo mais importante em termos de consumo humano, nomeadamente na África subsariana, partes da Ásia e Ilhas do Pacífico.

Apesar do nome, a batata-doce não está relacionada com a batata. É uma raiz, e não um tubérculo. Muitas partes da planta são comestíveis, incluindo as folhas e as raízes, existindo uma variedade de cores tais como branco, amarelo, laranja, rosada ou púrpura.

Apresenta uma vasta utilização culinária, podendo ser confecionada nas mais diversas formas, sendo a mais usual como acompanhamento glúcido.

É considerada um alimento rico em hidratos de carbono, fibras, minerais, vitaminas e de antioxidantes como os carotenoides e compostos fenólicos, sendo estes últimos bastante importantes na prevenção de doenças cancerígenas.

Neste sentido, a batata-doce poderá ser uma boa aposta nos pratos tradicionais portugueses.

Desta vez optamos por fazê-las Sautées. O termo Sauté deriva de uma palavra francesa que significa ‘saltar’. Em culinária, sauté (salteado) significa colocar a comida em panela muito quente, com um pouco de manteiga ou óleo, e sacudi-la durante o processo de cozedura.

Pode usar esta receita para cozinhar qualquer qualidade de batata.

RECEITA

base logo destaque1

  1. parecem batatas fritas aos cubos
  2. tostadas por fora suculentas por dentro
  3. acompanha bem qualquer prato (por ex. as alheiras no forno)

IMG_0699tbvwm

Ingredientes:

  • 1kg de batata-doce
  • 2 c. (sopa) vinagre
  • azeite q.b.
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal q.b.
  • pimenta preta q.b.
  • Louro picado q.b.

Modo de Preparação:

Descasque as batatas e corte-as aos cubos pequenos. Coloque-as numa tijela com água fria e o vinagre e deixe repousar durante 15 minutos.

Dupla strip

Findo esse tempo, escorra muito bem as batatas e seque-as em papel de cozinha. Coloque uma frigideira (antiaderente) ao lume (forte) com um fio de azeite e junte as batatas envolvendo-as bem na gordura.

Tenha atenção para deixar as batatas bem distribuídas de forma a que não fiquem todas umas por cima das outras. Deixe estar ao lume, sem mexer, durante 5 minutos.

Depois, pegue na frigideira e sacuda-a de forma a fazer “saltar” as batatas para as virar. Tape e deixe cozinhar durante 15 minutos, com o cuidado de a cada 5 minutos as fazer “saltar”.

strip

No final deste tempo, tempere com sal, pimenta, o alho e o louro e volte a envolver sempre sacudindo a frigideira. (não se usa colher para mexer estas batatas).

Coloque as batatas numa travessa e ponha por cima um pouco de salsa picada (utilize uma tesoura de ervas), estão prontas a servir!

 IMG_0700tbvwm

IMG_0698tbvwm

base logo segredos1

  1. o banho da água com vinagre antes da cozedura é fundamental para as batatas ficarem soltas, caso contrário os cubos vão colar-se uns aos outros e elas cozem em vez de saltear

Testámos e gostámos…!

IMG_0708tbvwmstrip

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s