Nutrição – A Batata Doce

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A Batata-doce é considerada um alimento rico nutricionalmente.

É composta por hidratos de carbono complexos de baixo índice glicémico, o que torna a sua absorção mais lenta. É rica em fibras, principalmente encontradas na sua casca, vitaminas (A, B1, B5 e C), e sais minerais como o cálcio, ferro, fosforo, sódio e potássio.

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A cor alaranjada da batata-doce é conferida pela elevada presença de carotenos, nomeadamente o β-caroteno (pró-vitamina A), que após ser ingerido, transforma-se em vitamina A, essencial para o desenvolvimento da visão.

Para além disso, o consumo deste alimento é benéfico no tratamento de algumas patologias, tais como:

– Doenças cardiovasculares – havendo uma diminuição dos níveis de colesterol LDL e melhorias na Pressão Arterial;

– Diversos tipos de cancro;

– Doenças inflamatórias;

– Doenças de pele;

– Obesidade – uma vez que a batata-doce é um hidrato de carbono com baixo índice glicémico vai permite um maior controlo sob o apetite e uma maior capacidade de induzir a saciedade.

Dicas:

  • Quando compra deve escolher a batata-doce que estiver firme, sem cortes ou manchas e sem sinais de picadas de insectos e pontos moles.
  • Para conservar deve armazenar em local fresco, seco e arejado.
  • Podem ser utilizadas nas mais diversas formas de confecção: cozidas, assadas e grelhadas (pode-se inclusive utilizar a casca).

cátia

Por Cátia Carvalho da Silva

Nutricionista

strip nutrição Final

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