Salame de Chocolate

IMG_0750tbvwm

O Cacaueiro, Theobroma caco, a árvore que produz cacau, é da família da Malvaceae e é originária das regiões tropicais da América do Sul.

Os primeiros registos sobre o cacau mostram que as civilizações Mais e Aztecas utilizavam-no como uma bebida amarga, geralmente temperada com baunilha e pimenta. Acreditavam que não só combatia o cansaço, mas também era afrodisíaco. Mais tarde, e com a vinda do cacau para a Europa, foram-lhe adicionados açucares, tornando esta bebida cada vez mais apreciada por todos.

O cacau é o ingrediente base do chocolate, contribuindo para a sua textura, cor e sabor. O tipo de cacau utilizado e as misturas entre os diferentes tipos definem e diferenciam cada tipo de chocolate.

O chocolate é uma mistura de pasta de cacau em pó, manteiga de cacau e açúcar. Assim, de acordo com as quantidades utilizadas, obtêm-se diferentes qualidades, texturas e aromas. Neste sentido, temos dois tipos de chocolate, em pó e sólido, e 3 variedades de chocolate:

  • chocolate negro, feito com grãos de cacau torrados e açúcar. Variando o seu teor de cacau entre 60 a 85%.
  • chocolate de leite, que é adicionado à sua confecção leite em pó ou leite condensado. Os teores de cacau variam entre 30 a 40%.
  • chocolate branco, feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados sabores, como a baunilha.

Pelas suas características nutricionais, são vários os estudos que têm vindo a observar efeitos benéficos para a saúde, nomeadamente na diminuição da pressão arterial, prevenção de doenças cardiovasculares, e na melhoria do controlo glicémico. No entanto, não nos podemos esquecer que é um alimento bastante calórico, como vamos poder observar na rubrica nutrição que lhe é dedicada.

O chocolate pode ser consumido de diversas formas, mas tem principal destaque nas sobremesas, assim e com a chegada do dia de São Valentim decidimos, a pensar nos mais gulosos, deixar aqui mais uma sugestão de Chocolate … Salame de Chocolate

IMG_0751tbvwm

RECEITA

base logo destaque1

  1.  a combinação do sabor do cacau com a bolacha
  2. muito simples de fazer

Ingredientes:

  • 33 bolachas maria
  • 110g de manteiga s/sal
  • 70g de cacau em pó
  • 165g de açúcar
  • 4 ovos
  • 1c. (chá) de baunilha

nota: a receita tradicional deve ser feita com bolacha maria, nós às vezes fazemos com bolacha maria torrada pois tem um toque a canela de que gostamos muito

IMG_0734tbvwm

Modo de Preparação:

Para começar coloque as bolachas dentro de um saco de plástico e com a ajuda do rolo da massa parta-as aos bocados grosseiramente. Reserve.

Derreta a manteiga, em banho-maria, retire do lume, junte-lhe o cacau e a baunilha e mexa bem para ficar homogéneo.

À parte num tacho, bata os ovos com o açúcar, utilizando uma vara de arames, e leve ao lume mexendo sempre até adquirir uma textura de leite-creme.

Para terminar, junte os dois preparados numa tigela e adicione as bolachas, envolva tudo muito bem.

Forre uma forma de bolo inglês com película e coloque dentro a mistura calcando bem para que fique uniforme e leve ao frigorífico pelo menos 12 horas.

nota: caso não tenha este tipo de forma pode colocar o preparado num saco de congelação e apertar bem dando o formato de um rolo.

IMG_0738tbvwm

Na altura de servir, desenforme o Salame de Chocolate virando a forma sobre um prato e retirando cuidadosamente a película aderente.

Polvilhe com açúcar em pó e se quiser utilize confettis coloridos.

IMG_0755tbvwm

IMG_0746tbvwm

Testámos e gostámos…!

IMG_0742tbvwmstrip

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s