Bagi-Puri de Grão

IMG_0973tbvwm

A cozinha Goesa é uma verdadeira história de amor entre duas cozinhas, a Portuguesa e a Indiana. Com os seus aromas fortes, porém agradáveis e a variedade de especiarias que tornam os seus sabores por vezes acentuados a cozinha indo- portuguesa com mais de cinco séculos de história não pára de nos surpreender.

Depois de um primeiro contacto é difícil resistir a esta gastronomia, um novo mundo abre-se perante os nossos sentidos e é impossível ficar-lhe indiferente. Não é de admirar que a cozinha indiana seja a terceira mais popular do mundo.

Temos um casal amigo em que ambos com costela goesa têm presente a riqueza desta cozinha encantada pelas especiarias, mas o gosto pela tradição não trava, nunca, a capacidade de imaginar, sonhar e inovar.

Assim, também eles, como nós, gostam de transformar as receitas originais e tradicionais tornando-as mais acessíveis e fáceis de entender pelos os outros e colocando-as, porque não, mais de acordo com os seus gostos pessoais.

Foi desta forma que descobrimos o Bagi-Puri de Grão. A receita original de Bagi-Puri é feita com Batata, mas esta versão que nos foi trazida é feita com grão, uma ideia genial e original da nossa amiga que um dia decidiu, simplesmente, substituir a batata.

Este prato é um óptimo um acompanhamento para carne ou peixe, mas nós gostamos dele como entrada, acompanhado por uns Poppadoms

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. fácil e rápido
  2. o sabor intenso do caril
  3. uma opção vegetariana
  4. a harmonia entre os poppadoms e o grão

IMG_0962tbvwm

Ingredientes:

1 embalagem de Poppadoms (Paparis)

Grão

  • 1 lata de grão cozido (845g)
  • azeite q.b.
  • 1cebola picada
  • 1 caldo Knorr
  • 2 c. (café) de cominhos em grão
  • 1 c. (café) de açafrão em pó
  • 2 c. (sopa) de caril em pó
  • 1 molho de coentros

 

Modo de Preparação: 

Poppadoms

Para preparar os Poppadoms basta colocar 2 ou 3 de cada vez dentro do micro-ondas na temperatura máxima durante 2 minutos. No meio do tempo abra a porta e gire os Poppadoms para crescerem por igual de todos os lados.

strip

IMG_0968tbvwm

Grão

Num tacho coloque o azeite com os cominhos e mexa, espere até estes começarem a estalar. Em seguida junte a cebola e deixe refogar até esta ficar translucida, depois junte o grão com a água da lata, o caldo Knorr, o açafrão, o caril e rectifique o sal.

Deixe cozinhar aproximadamente 20 minutos em lume brando até o molho engrossar ligeiramente, nessa altura junte os coentros picados e envolva bem.

Está pronto a servir!

IMG_0971tbvwm

 

base logo segredos1

  1. tradicionalmente os Poppadoms são fritos, mas os nossos amigos ensinaram-nos o truque do micro-ondas, também ficam bons, é mais rápido e evitam-se os fritos

IMG_0975tbvwm

Testámos e gostámos…!

IMG_0963tbvwmstrip

Anúncios

2 thoughts on “Bagi-Puri de Grão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s