Compota de Pimento

IMG_1696tbvwm

Se há coisa que nos recorda o Verão e o calor são os pimentos, eles são uma das mais significativas imagens das férias…ninguém imagina uma sardinhada sem pimentos, uma salada de tomate onde eles não apareçam. Os pimentos traduzem na perfeição os aromas e os sabores do verão, mas podem ser muito mais e partilharem a nossa mesa noutras ocasiões e sobre formas inesperadas…

As compotas são geralmente usadas no pequeno-almoço, no lanche e em sobremesas. Elas podem ser colocadas em torradas ou bolachas, misturadas com iogurte ou gelado ou servirem de recheio para bolos ou outros doces. Mas também podem ser o complemento de pratos salgados, uma compota de maçã vai lindamente com uma carne de porco.

As compotas são normalmente feitas de frutas, mas também podem ser de vegetais como o tomate, a cenoura, a abóbora. Neste caso é Compota de Pimento Vermelho, que tem um sabor mais adocicado que o verde e por isso se presta melhor para a compota.

Esta compota de um vermelho vibrante, vivo e intenso pode fazer parte de um prato principal numa carne assada ou grelhada, sobre uma fatia de quiche ou pode ser utilizada como entrada servida com queijo fresco, requeijão ou queijo de cabra.

Também pode servir-se como aperitivo ou snack colocada numa taça para acompanhar umas batatas fritas ou umas tortillas chips. Uma combinação bem exótica de sabores e texturas entre o doce e o salgado, o aroma do pimento e o sabor do milho.

IMG_1705tbvwm

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. o sabor intenso do pimento
  2. os contrastes das combinações

IMG_1706tbvwm

Ingredientes:

  • 500g de pimentos
  • 200g de açúcar
  • 30ml de vinagre de maçã
  • pimenta branca q.b.

IMG_1700tbvwm

Modo de Preparação:

Lave e retire o pedúnculo, as sementes e veios brancos internos dos pimentos e corte-os aos bocados. Coloque o pimento e o açúcar no liquidificador (ou num copo para usar varinha mágica) e triture bem para ficar fino.

Deite este preparado num tacho e leve ao lume médio até fazer ponto estrada fraco, isto é aproximadamente 45 minutos. Vá mexendo para não agarrar.

Findo este tempo retire do lume e junte o vinagre, a pimenta e uma pitada de sal e envolva bem para que os sabores fiquem bem misturados.

nota: esta compota, não tem muito açúcar e por isso não fica grossa e intensa, nós queremos que fique assim, fina e suave e com o sabor do pimento bem demarcado. Não estamos a fazer um doce de pimento para guardar durante muito tempo pois não tem ponto suficiente para isso, pode no entanto ser conservada num frasco ou num copo de plástico com tampa no frigorífico durante 1 mês.

IMG_1708tbvwm

IMG_1730tbvwm

Testámos e gostámos…!

 IMG_1700tbvwmstrip

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s