Mousse de Atum

IMG_1565tbvwm

É impossivel imaginar a nossa despensa sem conservas de Atum, com elas se podem confeccionar uma variedade infinita de pratos.

Uma grande variedade de saladas, massas, empadões, quiches, pizzas, lasanhas… podem ser feitas com atum em lata, desde os pratos mais simples até alguns mais cuidados como se pode constatar com esta Mousse de Atum.

Uma entrada simples ou mais cuidada dependendo do aspecto que lhe quisermos dar. Feita numa forma grande, em dose única é uma boa entrada para dividir por todos ou até uma refeição leve para os dias mais quentes.

Dupla strip2

No entanto a Mousse de Atum apresentada em doses individuais pode ser uma entrada sofisticada para servir antes de uma refeição requintada.

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. textura do atum em mousse
  2. frescura do sabor
  3. impacto visual deste prato

IMG_1560tbvwm

Ingredientes:

  • 250g atum em água
  • 1 dente de alho picado
  • 12g gelatina em pó
  • 100ml água
  • 170g iogurte grego
  • 25g alcaparras
  • raspa de 1 limão
  • sal q.b.

Modo de Preparação:

Escorra bem o atum e coloque-o num copo misturador com o alho e a gelatina, previamente derretida nos 100 ml de água. Bata até que se forme um creme suave e uniforme. Reserve.

nota: para derreter a gelatina comece por a colocar num tachinho (nós utilizamos uma saucière para fazer este tipo de coisas, é muito útil para quantidades pequenas e pode encontrar-se em qualquer “loja do chinês”) com a água e mexa durante uns 5 minutos para a gelatina hidratar, isso significa que a água vai começar a engrossar. Nessa altura ponha então em lume baixo e mexa durante 1 minuto, a água vai ficar de novo totalmente transparente e liquida isso significa que a gelatina está pronta para juntar ao atum.

Dupla strip

Numa taça junte o iogurte, as alcaparras picadas  a raspa do limão, e o sal, adicione a este preparado o creme de atum que  reservou. Envolva tudo muito bem para conseguir uma mistura totalmente homogénea.

Forre então a forma ou as formas individuais, conforme o caso, com película aderente, coloque o preparado dentro e leve ao frio durante, no mínimo, 12h.

Dupla strip1

Para servir desenforme para uma travessa ou no caso das doses individuais para os pratos de servir e retire cuidadosamente a película.

IMG_1550tbvwm

Se optar por uma dose única, pode decorar ao seu gosto utilizando diversos vegetais como por exemplo alface icebergue, tomate, pepino e cenoura. Use o que gostar mais ou o que tiver disponivel no frigorifíco. Coloque apenas um fio de azeite sobre as verduras, como estas se vão misturar-se com a mousse não necessitam de mais temperos.

Para servir em doses individuais, coloque a mousse sobre uma folha de alface e acompanhe com umas folhas de rúcula, tomate cherry e rabanetes. Ponha um fio de azeite e polvilhe com oregãos antes de servir.

Acompanhe sempre a Mousse de Atum com tostas ou/e pão quente.

IMG_1562tbvwmIMG_1563tbvwm

Testámos e gostámos…!

IMG_1551tbvwmstrip

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s