Hummus

IMG_2319tbvwm

“Hummus” é uma palavra árabe que significa grão-de-bico e o nome completo do prato em árabe “hummus bi tahina” significa grão-de-bico com tahine. É um prato típico do Mundo Árabe, claro está, feito a partir de grão-de-bico cozido.

Historicamente, o hummus é descrito como um alimento antigo, com identidade milenar, mas nada confirma esta teoria. Na verdade as primeiras receitas conhecidas de um prato parecido com o hummus estão mencionadas em livros de culinária publicados no Cairo no séc. XIII.

História à parte, o hummus é hoje um dos pratos mais consumidos no Médio Oriente, servido como entrada acompanhado por pão pita e muitas vezes a par de outra entrada o baba ganoush (desta falaremos mais tarde).

Fácil de fazer, ingredientes simples, mas delicioso o Hummus é rico, cremoso e com um toque a frutos secos, um verdadeiro sabor exótico que nos transporta para maravilhosos cenários de mil e uma noites com desertos, tendas e oásis luxuriantes.

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. o sabor exótico
  2. a textura cremosa

 

IMG_2323tbvwm

Ingredientes:

  • 400gr de grão cozido escorrido
  • 3 dentes de alho esmagados
  • 60ml de sumo de limão
  • 1 c. (chá) de sal rasa
  • 80ml de iogurte grego
  • 60ml de tahine
  • 2 c.(sopa) de azeite

nota: em vez dos dentes de alho pode usar 1 colher de sopa de massa de alho, o mesmo para o tahine, pode seguir a nossa receita ou comprar a pasta de tahine já feita que encontra à venda no Continente ou no Celeiro.

 

Modo de Preparação:

Num liquidificador (se for uma quantidade maior utilize uma picadora) coloque o limão, o iogurte, o azeite, o tahine, o sal, o alho e o grão e bata até ficar um creme uniforme e cremoso.

IMG_2182tbvwm

É necessário durante o processo abrir o liquidificador e com uma espátula ajudar a incorporar o grão para ficar tudo bem misturado.

Para servir coloque num prato, espalhe a pasta com as costas de uma colher partindo do centro para fora. Tempere com um fio de azeite, pimentão doce, pimenta preta e umas folhas de salsa ou coentros picados ou só para decorar.

IMG_2321tbvwm

base logo segredos1

  1. se notar que o creme ficou muito denso pode juntar uma pequena quantidade de água para tornar o hummus mais suave.

IMG_2331tbvwm

IMG_2332tbvwm

Testámos e gostámos…!

IMG_2326tbvwmstrip

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s