Malabie

IMG_2388tbvwm

Será possível imaginar o Mundo sem doces?? Como poderíamos viver sem sobremesas?? Um Mundo sem doces, seria como um jardim sem flores ou um verão sem sol, seria um Mundo sem sentido…

O que faríamos com o descontrole emocional e a ansiedade que por vezes pede aquele docinho?? A verdade é que nem sempre a humanidade teve ao seu dispor sobremesas como as que conhecemos hoje, que nos iluminam o paladar e a vida!

Os primeiros doces não eram mais do que amêndoas, avelãs ou nozes, algumas vezes caramelizados com mel ou frutas secas como o alperce recheadas com nozes. O conceito de sobremesa não existia e por isso misturavam-se sabores doces e salgados ao longo das refeições. Os romanos acreditavam que os doces deveriam ser a primeira coisa a servir numa refeição pois abria o estômago e a alma. Só no séc. XIX  aparecem as primeiras criações que estão na base das sobremesas que conhecemos hoje e que continuamos a poder desfrutar nas boas pastelarias.

Malabie, M’hallabye, Muhallabyie, Muhallabia, Mouhalabieh ou Mualabie, são muitas as grafias e é difícil saber qual a correcta uma vez que todas aparecem mencionadas. Mas o importante é que esta “sobremesa bíblica” inicialmente feita com leite de camelo ou de cabra era já uma combinação de ingredientes ou seja um primórdio das sobremesas.

Comida na Palestina, Jordânia, Líbano, Síria, Turquia, Israel, Egipto, por todo o Médio Oriente se encontra esta sobremesa milenar.

Um simples “pudim de leite” feito em poucos minutos que parece uma sobremesa para crianças. À primeira vista talvez até pouco convidativa quando se vêem os ingredientes que a compõem.

Na realidade esta sobremesa retrata bem o melhor da cozinha Mediterrânica onde a simplicidade dos ingredientes é o mais importante e se tínhamos alguma ideia pré-concebida ela deixa de fazer sentido e termina no exacto momento em que comemos a primeira colherada.

Fresca, suave, leve, cremosa e com um delicado sabor exótico, dado pela essência de rosas, esta sobremesa é na verdade simplesmente perfeita!

IMG_2387tbvwm

 

 RECEITA

 

base logo destaque1

  1. muito fácil de fazer
  2. fresca
  3. leve e cremosa
  4. com um sabor exótico

IMG_2392tbvwm

Ingredientes 

  • 1lt de leite
  • 80g de açúcar
  • 55g de farinha maizena (amido de milho)
  • 1/2 c. (café) de baunilha
  • 10 gotas de extracto de rosa
  • 50gr de pistáchios sem sal

nota: se utilizar água de rosas alimentar (não confundir com água de rosas cosmética) deve colocar 1 colher de sopa

se não tiver água de rosas, substitua por 1 colher de sopa de água de flor de laranjeira, este aroma é mais fácil de encontrar em qualquer supermercado

os pistáchios podem ser substituídos por amêndoas tostadas, avelãs, ou nozes

IMG_2385tbvwm

Modo de Preparação 

Comece por colocar ao lume 750ml de leite num tacho para aquecer.

Entretanto, numa tigela, misture a maizena com o açúcar e dissolva tudo muito bem nos restantes 250ml de leite, para isso vá deitando o leite aos poucos e mexendo bem para que não forme grumos.

Junte ao leite que está ao lume este preparado, a baunilha e o extracto de rosa e mexa bem para que tudo fique envolvido, continue a mexer sempre até ferver quando levantar fervura continue a mexer durante 3 minutos e depois desligue o lume.

Está pronto! Coloque em taças e leve ao frigorífico pelo menos 4 horas. No momento de servir disponha os pistáchios, grosseiramente partidos, por cima do creme.

IMG_2390tbvwm

base logo segredos1

  • se não encontrar pistáchios sem sal, o que acontece frequentemente, compre com sal e antes de os utilizar descasque-os, lave-os, seque-os bem em papel de cozinha e leve-os ao forno a tostar por 5 minutos

 

Testámos e gostámos…!

IMG_2385tbvwmstrip

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s