Tapenade

 IMG_2630tbvwm

Tapenade é uma pasta original da cozinha provençal, mais propriamente de Toulon no sul da França. O seu nome deriva de tapeno que significa alcaparra no dialeto provençal.

Existem hoje inúmeras variantes de Tapenade, com figos, com alperces, com nozes…todas alegam ter aquele toque especial… a verdadeira Tapenade, no entanto, bem ao jeito mediterrânico é uma mistura simples de azeitonas (de preferência pretas), alcaparras,  anchovas e azeite.

Originalmente feita num almofariz o que lhe dá uma textura mais espessa deixando os ingredientes menos desfeitos também pode ser confeccionada num robot de cozinha o que torna mais fácil e rápida a sua execução, podendo ainda assim controlar-se perfeitamente a densidade da pasta deixando-a mais ou menos grossa conforme os gostos.

A Tapenade é uma óptima entrada ou aperitivo para os amantes de azeitonas, mas também pode ser usada como tempero em peixes ou aves grelhados ou numa massa cozida ou até para adicionar numa massa de pão.

IMG_2624tbvwm

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. para os amantes de azeitonas
  2. um sabor intenso

 

Ingredientes:

  • 300g de azeitonas pretas descaroçadas
  • 1lata de anchovas (40g)
  • 30g de alcaparras
  • 2c. chá de tomilho (bela luz)
  • 2c. chá de mostarda de Dijon
  • 1c. sopa de sumo de limão
  • 1c. sopa de brandy (opcional)
  • 2c. sopa de azeite
  • pimenta preta
  • azeite q.b. para cobrir

nota: se não gostar de anchovas ou não quiser ariscar essa versão, faça uma variante diferente utilizando todos os ingredientes menos as anchovas que são substituídas por 1 dente de alho

 

Modo de Preparação:

Num robot de cozinha coloque as azeitonas, as anchovas escorridas, as alcaparras, o tomilho, a mostarda, o sumo de limão, o brandy, o azeite e a pimenta a gosto. Desfaça tudo até obter uma pasta com uma consistência homogénea.

IMG_2620tbvwm

Depois de pronta coloque a Tapenade numa taça ou num prato e sirva com pão fresco, torrado ou tostas.

IMG_2626tbvwm

IMG_2631tbvwm

Dica: Coloque a Tapenade que sobrar num frasco e cubra com uma camada de azeite, feche bem e leve ao frigorífico. Conserva-se uma semana sem qualquer problema.

 IMG_2634tbvwm

base logo segredos1

  1. ao ser refrigerado o azeite pode solidificar, ficando com uma tonalidade opaca, trata-se de uma propriedade do azeite que não afecta em nada o sabor dos alimentos. No entanto como o aspecto não é muito bonito, antes de servir retire a Tapenade do frio e coloque-a à temperatura ambiente para que o azeite recupere o seu estado líquido.
  2. os frascos para guardar pastas no frigorifico devem estar bem limpos, para isso lave-os na máquina ou à mão passando-os por água bem quente e depois coloque-os num tabuleiro e leve ao forno, pré-aquecido a 120ºC, durante 20 minutos. Quando retirar não precisa de o limpar com um pano estão prontos a usar.

IMG_2626tbvwmstrip

 

Testámos e gostámos…!

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s