Bolo de Alfarroba

IMG_2919tbvwm

O Bolo de Alfarroba é para nós uma sobremesa cheia de recordações… no tempo em que vínhamos para o Algarve apenas para passar férias a sobremesa que mais gostávamos de comer era um delicioso bolo de alfarroba que existia no cardápio do restaurante onde íamos almoçar.

Sempre quisemos fazê-lo em casa, chegámos mesmo a comprar  a farinha de alfarroba, a verdade é que quando regressávamos a Lisboa a vida mudava e o tempo não chegava para fazer bolos.

Quando tomámos a decisão de vir morar para o Algarve o Bolo de Alfarroba foi uma das primeiras receitas que quisemos experimentar, como podem imaginar existem imensas receitas diferentes e a primeira vez que fizemos este bolo ele não saiu exactamente como queríamos.

Mas depois de algumas experiências e alterações pessoais que sempre introduzimos nas receitas que elaboramos chegámos à versão que queríamos, um bolo fofo, húmido, recheado, coberto, enfim… o nosso Bolo de Alfarroba!

 

 RECEITA

 

base logo destaque1

  1. o interior húmido
  2. o recheio cremoso
  3. a cobertura com o sabor intenso a alfarroba

IMG_2918tbvwm

Ingredientes:

Bolo

  • 3 ovos
  • 150g de açúcar
  • 150g de manteiga (à temperatura ambiente)
  • 125g de iogurte grego
  • 150g de farinha
  • 1 c. (chá) de fermento
  • 65g de farinha de alfarroba

Calda

  • 65g de açúcar
  • 65ml de água
  • 1 c. (sopa) de farinha de alfarroba

Recheio e Cobertura

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 c. (sopa) de sopa de farinha de alfarroba
  • 1 c. (sopa) de manteiga
  • 2 c. (sopa) de leite

IMG_2920tbvwm

Modo de Preparação:

Comece por fazer o Bolo.

Junte o açúcar e a manteiga numa tigela e bata bem até obter uma mistura esbranquiçada e homogénea.

Depois adicione as gemas uma a uma batendo sempre, de seguida junte o iogurte e a farinha de alfarroba e bata novamente.

Incorpore a farinha e o fermento (previamente peneirados) aos poucos e vá envolvendo-a no preparado, com uma colher de pau ou uma espátula, utilize movimentos de baixo para cima sem bater.

Para terminar junte as claras em castelo envolvendo tudo delicadamente. Deite a mistura numa forma  (22cm) untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Leve a cozer, em forno pré-aquecido a 180ºC, por 40 minutos. Quando estiver cozido retire do forno e espere 10 a 15 minutos, depois desenforme e coloque sobre uma rede até arrefecer.

Quando o bolo estiver frio, utilize o Nivelador de Bolos para o cortar ao meio para poder, então colocar a calda e o recheio.

nota: também pode cortar com uma faca, mas essa deve ser suficientemente comprida e cortar bem para não esfarelar o bolo. O Nivelador de Bolos facilita bastante a tarefa.

IMG_2857tbvwm

IMG_2939tbvwm

Calda

Junte os ingredientes todos num tachinho pequeno e mexa bem para ficarem devidamente misturados. Leve ao lume e quando começar a ferver espere 3 minutos e desligue Reserve.

 

Recheio e Cobertura

Misture todos os ingredientes num tacho e mexa bem para obter um creme homogéneo. Leve ao lume mexendo sempre, quando começar a ferver espere 3 minutos e depois desligue o lume. Retire para uma tigela metade do creme e guarde para o recheio, a outra metade adicione-lhe 2 colheres de sopa de água e leve de novo ao lume para que o creme fique ligeiramente mais fino para a cobertura. Reserve.

 

Montagem do Bolo

Com tudo preparado podemos começar a montar o bolo, para isso comece por separar as duas metades do bolo. De seguida coloque a parte de baixo do bolo no prato onde vai servir e distribua sobre a mesma metade da calda ( faça-o com a ajuda de uma colher ou de preferência com a ajuda de um pincel de pastelaria) e aguarde uns minutos para a mesma ser absorvida.

Pode então colocar o creme que separou para rechear o bolo e espalhe com a ajuda de uma espátula ou de uma faca. Coloque por cima a outra metade e regue com a restante calda. Deixe descansar durante 15 minutos no frigorífico.

Termine colocando sobre o bolo a parte do creme que reservou para a cobertura e espalhe de forma homogénea sobre toda a superfície.

Guarde o bolo no frigorífico até ao momento de servir.

IMG_2935tbvwm

Testámos e gostámos…!

IMG_2932tbvwmstrip

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s