Nutrição – A Cavala

IMG_3120tbvwm

IMG_3123tbvwm

A cavala é uma ótima fonte de proteína, de ácidos gordos essenciais, vitaminas A, D, E e do complexo B e sais minerais como o magnésio, sódio, fósforo e potássio e selénio.

A Cavala

Como referido anteriormente, a cavala é considerada um peixe gordo que apresenta na sua constituição um elevado teor de ácidos gordos essenciais, nomeadamente ómega-3 e ómega-6, que apresentam um papel protetor contra doenças cardíacas e efeitos anti-inflamatórios.

Neste sentido, o consumo deste peixe na alimentação é extremamente importante, pois visa a:

  • Melhoria do perfil lipídico
  • Redução do risco de formação de coágulos e de AVC;
  • Proteção contra certos tipos de cancro
  • Apresenta uma função antioxidante

 

Dicas:

  • Quando compra a cavala fresca, as guelras devem estar claras, avermelhadas e brilhantes e sem marcas cinzentas. O cheiro não deve ser forte, e caso sinta o odor a iodo, é sinal que se encontra improprio para consumo.
  • Quando opta por comprar a cavala em conserva, verifique se a embalagem não está amassada e o seu prazo de validade. As conservas de peixe são uma ótima opção, permitindo dispor durante todo o ano esta fonte de alimento, extremamente nutritiva.

 

1798367_10204917360117282_2705349250304587316_n

Por Cátia Carvalho da Silva

Nutricionista

IMG_3120tbvwmstrip

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s