Nutrição – A Cavala

IMG_3120tbvwm

IMG_3123tbvwm

A cavala é uma ótima fonte de proteína, de ácidos gordos essenciais, vitaminas A, D, E e do complexo B e sais minerais como o magnésio, sódio, fósforo e potássio e selénio.

A Cavala

Como referido anteriormente, a cavala é considerada um peixe gordo que apresenta na sua constituição um elevado teor de ácidos gordos essenciais, nomeadamente ómega-3 e ómega-6, que apresentam um papel protetor contra doenças cardíacas e efeitos anti-inflamatórios.

Neste sentido, o consumo deste peixe na alimentação é extremamente importante, pois visa a:

  • Melhoria do perfil lipídico
  • Redução do risco de formação de coágulos e de AVC;
  • Proteção contra certos tipos de cancro
  • Apresenta uma função antioxidante

 

Dicas:

  • Quando compra a cavala fresca, as guelras devem estar claras, avermelhadas e brilhantes e sem marcas cinzentas. O cheiro não deve ser forte, e caso sinta o odor a iodo, é sinal que se encontra improprio para consumo.
  • Quando opta por comprar a cavala em conserva, verifique se a embalagem não está amassada e o seu prazo de validade. As conservas de peixe são uma ótima opção, permitindo dispor durante todo o ano esta fonte de alimento, extremamente nutritiva.

 

cátia

Por Cátia Carvalho da Silva

Nutricionista

strip nutrição Final

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s