Babaganoush

IMG_2704tbvwm

A Cozinha Árabe é sem dúvida cheia de histórias que nos são contadas através de um mundo de sabores, aromas e cores que se misturam para construir receitas simples e no entanto profundamente entusiasmantes…

O Babaganoush é um desses pratos que nos despertam a curiosidade e nos avivam a vontade de descobrir o que está para lá do óbvio. Esta receita na sua versão original apenas requer 3 ingredientes: beringelas, tahine e sumo de limão. Pode no entanto ser temperado com diferentes condimentos ou misturado com cebola, tomate ou outros vegetais finamente cortados. É normalmente comido com pão pita.

Muito popular no Líbano, Síria, Jordânia, Egipto, Turquia e Israel, o Babaganoush é consumido de diferentes maneiras dependendo dos países. No Líbano é servido como entrada ou aperitivo, mas no Egipto, é servido principalmente como um acompanhamento de outros pratos, como se fosse uma salada.

Qualquer que seja a forma de degustar este prato, ele será sempre uma surpresa. Nós, cá em casa, gostamos de o servir como entrada ou para petiscar à tarde com uma taça de vinho ou uma cerveja bem gelada.

RECEITA

base logo destaque1

  1. o sabor surpreendente
  2. a textura leve e cremosa

IMG_2698tbvwm

Ingredientes:

  • 2 beringelas grandes
  • 3 c. (sopa) de azeite
  • 240ml de iogurte grego
  • 100ml de tahine
  • 3 dentes de alho pisados
  • 1 c. (chá) de cominhos em pó
  • 1/2 limão raspa e sumo
  • sal q.b.
  • pimenta preta q.b.

IMG_2706tbvwm

Modo de Preparação:

Corte as beringelas ao meio e coloque-as num tabuleiro para levar ao forno. Tempere com um fio de azeite, sal e pimenta e coloque no forno, pré aquecido a 200ºC, durante 45 minutos.

No final do tempo retire o tabuleiro do forno e deixe arrefecer durante mais ou menos 10 minutos. Nessa altura pegue nas beringelas e com a ajuda de uma colher retire a polpa para cima de uma tábua e pique tudo muito bem com uma faca (como picar folhas de espinafres para fazer esparregado) e depois coloque numa tigela.

strip

Junte à beringela picada o azeite, o iogurte, o tahine, os alhos, os cominhos, a raspa e o sumo do limão, o sal e a pimenta e envolva tudo muito bem, prove e rectifique o tempero.

Para servir coloque num prato e com as costas de uma colher espalhe o preparado em círculos para que fique com um desenho circular no prato. Deite por cima um fio de azeite, polvilhe com pimentão doce. Termine colocando coentros frescos picados.

Sirva acompanhado com pão ou tostas.

IMG_2697tbvwm

IMG_2716tbvwm

Testámos e gostámos…!

IMG_2706tbvwmstrip

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s