Dip de Caramelo com Maça Pink Lady

IMG_3230tbvwm

Depois do Natal e do Ano Novo temos aí à porta o Dia de Reis que marca de certa forma a despedida da época festiva Natalícia.

Dip de Caramelo com Maçã Pink Lady, uma ideia para juntar à sua mesa e festejar o Dia de Reis mas que também pode ser utilizada num pequeno almoço, num brunch, como aperitivo ou ao lanche… usem e abusem desta ideia.

Mas e afinal o que é um Dip?? Um Dip é um molho que serve para acompanhar um prato como os grelhados, os fondues, as tapas, etc. dando-lhes textura, aroma e sabor. O ketchup, a maionese, o aioli, a mostarda, ou o tzatziki são bons exemplos de dips salgados.

Mas um Dip pode ser por si próprio a estrela do prato quando comido com pão ou tostas como é o caso do Hummus, do Babaganoush ou do Guacamole.

O Dip de Caramelo com Maçã Pink Lady é simultaneamente a estrela do prato e um Dip doce, sim também existem dips doces.

Simples e fácil esta receita é uma forma actual e diferente de comer fruta e está muito na moda nos dias de hoje para apresentar nas mais variadas situações. Pode aparecer tanto num brunch como num cocktail ou apenas servir para adoçar uma reunião informal entre amigos.

Nós utilizamos Maçã porque é fácil para comer à mão mas este Dip pode ser servido com ananás, pêssego, morangos, manga, etc. A única certeza é que ele vai causar sensação!!

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. saudável
  2. moderno
  3. a junção do sabor da maçã com o caramelo
  4. lembra o sabor das “maças do amor” das feiras

IMG_3224tbvwm

Ingredientes : 

  • 100ml de molho de caramelo
  • 75g de queijo quark (tipo philadelphia)
  • 2 maçãs Pink Lady

Notas:

Nós escolhemos a maçã pink lady pois é uma variedade de maçã que resiste muito bem à oxidação, por isso em contacto com o ar não fica logo escura o que permite ao dip manter o seu aspecto por mais tempo.

O ideal com este dip é a fruta fresca, no entanto também pode utilizar frutas desidratadas para o acompanhar. Encontra algumas variedades no mercado mas se optar por esta solução coloque as frutas na altura e vá abrindo os pacotes à medida que vai precisando pois em contacto com o ar elas vão amolecendo.

O queijo quark é Milbona,do Lidl, pois para nós é o ideal para utilizar em pratos doces.

Podem encontrar o molho de caramelo nos supermercados, tem a designação “Topping de Caramelo” ou “Cobertura de Caramelo”, depende das marcas que podem ser a Vahiné, a Royal, a Alsa ou a Winsenia (esta é do Intermarché).

 IMG_3307tbvwm

Modo de Preparação: 

Coloque o queijo numa tigela e bata bem para ficar cremoso, de seguida junte-lhe o molho de caramelo e envolva cuidadosamente para que a mistura fique homogénea.

Ponha o Dip de Caramelo numa taça e sirva acompanhado pela maçã cortada em gomos finos.

Se quiser para criar um efeito decorativo coloque um pouco de molho de caramelo sobre o dip.

IMG_3225tbvwm

IMG_3239tbvwm

 

Testámos e gostámos…!

IMG_3225tbvwmstrip

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s