Molho Hoisin

IMG_2966tbvwm

O Molho Hoisin, de origem Cantonesa é muito usado na culinária Chinesa e também de outros países da região. Trata-se de um molho muito versátil, pois pode ser utilizado em refogados, marinadas ou para acompanhar determinados pratos de peixe ou carne.

Serve-se habitualmente com o Pato à Pequim, com os Rolinhos Primavera (crepes chineses) e claro está com os Rolinhos Vietnamitas.

Nós gostamos de fazer esta receita que é uma versão Vietnamita, ela difere da chinesa pela sua coloração mais clara e pelos seus ingredientes. O sabor Chinês é mais intenso, agridoce e seco  e o Vietnamita é predominantemente torrado devido à manteiga de amendoim e mais leve o que permite sentirmos mais a presença dos sabores dos outros elementos que compõem o prato.

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. o acompanhamento perfeito para vegetais
  2. o sabor a amendoim
  3. o sabor exótico

 

Ingredientes:

  • 2 c. (sopa) de manteiga de amendoim
  • 4 c. (sopa) de molho de soja
  • 3 c. (sopa) de vinagre de arroz
  • 1 c. (chá) de mel
  • 2 c. (chá) de óleo de sésamo
  • 1 c. (café) de pó de alho
  • 1/2 c. (café) de five spices
  • 1 pitada de pimenta preta
  • 5 gotas de picante (facultativo)
  • 4 c. (sopa) de água fria

 

Notas:

Se não tiver “five spices” (pode encontrar este condimento na Ayur) pode substituir por 1/4 de colher de café de pó de anis-estrelado.

Pode encontrar o Molho Hoisin ( versão chinesa) já pronto nos Supermercados El Corte Inglés, nos Hipermercados Jumbo e na Ayur (loja online). Os preços podem variar entre 3,49 e 4,98 euros.

IMG_2964tbvwm

Modo de Preparação:

Numa taça coloque a manteiga de amendoim e junte o molho de soja, mexa muito bem, com uma colher de pau, até os dois ingredientes estarem completamente incorporados e formarem um creme homogéneo.

Adicione o vinagre de arroz, o mel, o óleo de sésamo, o pó de alho, o five spices, a pimenta e o picante. Mexa novamente até que todos os ingredientes estejam totalmente envolvidos e com um aspecto de creme espesso.

Para terminar junte a água e volte a mexer tudo para que o creme fique com uma textura mais leve e fina, que é o que se pretende.

Para terminar rectifique os temperos ao seu gosto, pode ficar um pouco mais envinagrado caso goste de acidez, um pouco mais picante se gostar de picantes, enfim depende do paladar de cada um.

nota: em relação à consistência do molho, nós gostamos dele tal como fica na receita que apresentamos, mas se gostar dele um pouco menos espesso junte mais um pouco de água até encontrar a consistência que lhe agrade.

IMG_2967tbvwm

 

Testámos e gostámos…!

IMG_2964tbvwmstrip

Anúncios

One thought on “Molho Hoisin

  1. Pingback: Rolinhos Vietnamitas | a travessa das bolinhas vermelhas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s