O Alabote é um peixe de carne firme e branca, com um sabor delicado e de alto valor nutritivo.
Muito mais económico que o linguado ou rodovalho (que pertencem à mesma família) é no entanto igualmente saboroso.
Existem diversas formas de fazer e servir filetes de peixe, mas sem dúvida que algumas são agradavelmente surpreendentes…
Um Filete de Alabote na Crosta é uma experiência única que aqueles que gostam de peixe nunca irão esquecer. Por fora a crosta crocante e saborosa, por dentro um peixe de textura fina fantasticamente suculento.
RECEITA
- a crosta crocante e saborosa
- o filete suculento
- um prato para impressionar
Ingredientes:
Crosta
- 1/4 de broa de milho amarela cortada em cubos
- 12 pés de salsa
- 1 limão (a raspa)
- 50g de queijo parmesão ralado
- 50g de bacon cortado em cubos
- 2 c. café de alho em pó
- 1 c. café de pimenta preta
- 1/2 cubo de caldo de legumes (opcional)
Filetes
- 2 filetes de alabote
- papel vegetal q.b.
- azeite q.b.
- sal q.b.
Modo de Preparação:
Crosta
Coloque todos os ingredientes dentro de uma picadora e pique grosseiramente. A ideia não é picar até ficar em pão ralado, mas sim obter uma mistura grosseira de broa temperada.
Preparar os Filetes
Comece por cortar o papel vegetal em rectângulos que possam suportar não só o filete mas também a crosta ( e que caibam na chapa e posteriormente no tabuleiro).
Coloque um fio de azeite sobre o papel vegetal e ponha o filete por cima, depois coloque o mesmo sobre a chapa bem quente e deixe cozinhar cerca de 6 minutos. O filete é cozinhado como é colocado na chapa, não é preciso virá-lo.
Findo esse tempo cubra os filetes com a crosta de forma generosa e com cuidado transfira-os com o papel para o tabuleiro. Leve ao forno e deixe cozinhar, em forno pré-aquecido a 180ºC, durante mais ou menos 10 minutos. O ideal é verificar a crosta, quando esta estiver bem tostada está pronto.
Para servir, retire os filetes do tabuleiro e coloque directamente no prato com o papel, acompanhe com um pouco de salada a gosto.
nota: este prato é simples mas é importante ter em consideração o seguinte:
- a primeira coisa a fazer é preparar a crosta
- de seguida ligue o forno, pois assim que o peixe sai da chapa tem que ser aí colocado de imediato
Não houve nenhum tempero prévio do peixe? Nem sal?
GostarGostar
Nuno, pode parecer estranho mas efectivamente o peixe não tem nenhum tempero prévio. A crosta, devido ao parmesão e ao bacon dá ao peixe o tempero necessário! No entanto como se trata de tempero, pode temperar a gosto…
GostarGostar