Croquetes à Antiga

IMG_3529tbvwm

O Croquete nasceu em 1909 pela mão de um padeiro holandês e rapidamente se tornou muito popular.

Este salgado, originalmente feito com carne de vaca pode ser também preparado com outros ingredientes como aves, diferentes variedades de peixe ou mesmo com vegetais como batata, cenoura ou espargos. Também se encontram variações com queijo.

Na verdade existem inúmeras variedades em diferentes países do mundo, por exemplo no Brasil e em Espanha são de frango, no México são preparados com atum e batata em Cuba normalmente fazem-se com presunto ou carne porco. Enfim um pouco por todo o mundo se fazem croquetes com as mais variadas combinações.

A forma de os fazer também varia muito, nós utilizamos duas versões uma mais moderna feita com bechamel e outra, Os Croquetes à Antiga feita com pão ralado.

Os Croquetes à Antiga são um verdadeiro acepipe e deixam qualquer um de “água na boca”…

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. muito económico
  2. saboroso
  3. versátil: refeição, aperitivo, entrada, fim de tarde, lanche, cocktail

IMG_3516tbvwm

Ingredientes : 

  • kg de carne de vaca para cozer
  • 1 chouriço
  • 100g de margarina
  • 1lt de caldo de carne (2 cubos de caldo Knorr de carne)
  • 300g de pão ralado
  • 1 c. (sopa) de alho em pó
  • 1 c. (sobremesa) de noz-moscada
  • 1 c. (chá) de pimenta branca
  • 1/2 c. (café) de cravinho em pó
  • 5 c. (sopa) de molho de soja (dá cor e poupa no sal, é opcional)
  • 1 molho de salsa
  • 2 limões (a raspa)
  • sal q.b.

Para panar

  • farinha, ovo e pão ralado q.b.

 

Modo de Preparação: 

Para começar deve cozer e picar a carne, neste momento aproveite para picar também o chouriço cru e sem pele. Se tiver sobras de carne também pode utilizá-las, inclusivamente pode misturar restos de frango, vaca, porco. Reserve.

Coloque a margarina num tacho com 500ml de caldo e junte o alho em pó, a noz-moscada, a pimenta branca, o cravinho, o sal e o molho de soja , mexa tudo e deixe levantar fervura.

Depois adicione as carnes, que reservou e vá juntando caldo até formar um creme de textura leve. Pode não ser necessário utilizar a totalidade do restante caldo, tudo depende da humidade que a carne absorver.

Nessa altura junte o pão ralado, misture muito bem todo o preparado e deixe estar ao lume, em fogo baixo, até a massa começar a ser difícil de mexer (começa a prender ficando numa pasta grossa).

Dupla strip

Desligue o lume, junte a raspa dos limões a salsa picada e envolva tudo  muito bem. Deite num tabuleiro fundo e deixe arrefecer.

Quando a massa estiver fria pode então moldar os croquetes (com aproximadamente 6cm de comprimento e 2cm de espessura) se for para uma festa ou cocktail pode fazer bolinhas.

IMG_3511tbvwm

Para terminar, passe os croquetes por farinha, ovo e pão ralado. Frite-os em óleo abundante até ficarem dourados.

IMG_3512tbvwm

IMG_3531tbvwm

nota: quando se fazem croquetes, como são um pouco trabalhosos, aproveita-se para fazer uma grande quantidade. Tiram-se aqueles que queremos consumir na altura e os restantes congelam-se. Mais tarde quando se querem utilizar não é necessário descongelar, vão directamente para a frigideira e ficam perfeitos apenas se deve ter em consideração que precisam de um pouco mais de tempo para fritar.

strip

baselogosegredos1

  1. o croquete ideal é aquele que quando se parte não esfarela e isso consegue-se  picando a carne numa picadora tradicional (do género das utilizadas no talho), que existem nas versões manual e eléctrica. Nestas a carne sai picada em fios. Por outro lado se for picada no robot de cozinha a carne sai granulada. Ou seja, o tipo de moagem é completamente diferente o que como é lógico vai influenciar a textura do croquete.

Testámos e gostámos…!

IMG_3519tbvwmstrip

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s