Bolo Inglês

IMG_3832tbvwm

A referência mais antiga a um bolo de frutas remonta ao tempo dos romanos e era uma papa de cevada com sementes de romã, pinhões, passas e mel. Na idade média aparecem relatos de um bolo com frutos que os cruzados levavam nas suas viagens.

No século XVI a cevada deu lugar à farinha de trigo e o mel ao açúcar. No século XVIII os bolos de frutas foram restringidos às festas pois a igreja considerava esses bolos demasiado ricos e por isso pecaminosos. O século XIX, no entanto, foi o período áureo do bolo de frutas que se tornou extremamente popular pois o chá vitoriano não era servido sem ele.

Em muitos países o bolo de frutas é um bolo de Natal, e cada um deles tem a sua receita especial, assim os italianos têm o panetone, os alemães o stollen, os ingleses o christmas cake ou christmas pudding e nós temos o bolo rei.

No entanto o Bolo Inglês embora também leve frutas cristalizadas e frutos secos tem uma massa e uma forma completamente distintas e se os bolos de frutas são bolos de Natal, felizmente o Bolo Inglês é um bolo para todo o ano.

Com a sua forma rectangular e a sua massa compacta recheada de frutas cristalizadas e frutos secos o Bolo Inglês é sem dúvida um bolo para comer em qualquer dia da semana, em qualquer momento do dia… cá em casa é muito bem vindo ao pequeno almoço e ao lanche.

Existem inúmeras receitas deste bolo, todos os livros de bolos e cadernos de receitas das nossas avós, mães ou tias têm certamente uma receita de Bolo Inglês, e claro nós também temos a nossa!!

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. o leve toque das especiarias
  2. a textura
  3. é um bolo de “conforto”

 

IMG_3833tbvwm

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 160g de açúcar moreno
  • 125g de manteiga
  • 330g de farinha sem fermento (Espiga Tipo 65)
  • 250g de frutas cristalizadas e frutos secos (a gosto)
  • 50g de passas
  • 1 c. (sopa) rasa de fermento
  • 1/2 c. (café) de five spices
  • 1 pitada de sal
  • geleia de marmelo q.b.

nota: ”five spices” é uma mistura de especiarias nem sempre fácil de encontrar, nós fazemos a nossa própria mistura. A alternativa é juntar meia colher de café de cravinho e meia de noz-moscada em pó.

 IMG_3830tbvwm

Modo de Preparação:

Misture a manteiga derretida com o açúcar e bata bem, depois junte o sal e os ovos, um a um batendo sempre. De seguida adicione a farinha (previamente peneirada) as especiarias e o fermento e envolva bem todos os ingredientes mas sem bater.

Passe as frutas todas por farinha e junte-as à massa envolvendo  cuidadosamente para  ficarem bem distribuídas.

Para terminar coloque a massa numa forma, untada e polvilhada com farinha.

Leve a cozer em forno, pré-aquecido a 180ºC, por 55 minutos, no entanto introduza um palito no centro do bolo para rectificar a cozedura.

Desligue o forno e deixe arrefecer antes de desenformar. Finalmente coloque o bolo num prato e pincele-o com geleia de marmelo.

IMG_3842tbvwm

IMG_3836tbvwm

baselogosegredos1

  1. é muito importante não se esquecer de passar as frutas por farinha é isso que faz com que fiquem bem distribuídas, caso contrário vão todas para o fundo.

 

Testámos e gostámos…!

IMG_3840tbvwmstrip

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s