Iscas de Fígado à Antiga

IMG_3553tbvwm

Muito “controverso” o fígado é amado por uns e odiado por outros, mas não vai nunca deixar de ser um ingrediente presente em diversos pratos da cozinha portuguesa.

A verdade é que muitos se lembram dele com horror dos tempos de infância, em que eram obrigados a comê-lo regularmente com a desculpa de que fazia bem à saúde.

Aqui em casa, felizmente, não existem traumas desses o que nos permite desfrutar desta iguaria em pratos como os rojões, o arroz de miúdos, de cebolada…

As Iscas à Antiga, receita típica da cozinha tradicional portuguesa, é talvez uma das receitas de fígado que mais fazemos cá em casa porque é um prato simultâneamente simples e muito saboroso, que nos recorda bons momentos em família.

base logo destaque1

  1. uma receita tradicional da culinária portuguesa
  2. um prato simples com um “sabor complexo”

 

IMG_3536tbvwm

Ingredientes

  • 500g de fígado cortado em iscas fininhas
  • 3 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 100ml de vinho branco
  • 1 c. (sopa) de vinagre
  • azeite q.b.
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
  • 12 pés de salsa
  • 4 fatias finas de presunto

IMG_3546tbvwm

Modo de Preparação

Coloque o fígado numa taça e junte-lhe os alhos esmagados, o louro, o sal, a pimenta e o vinho branco e deixe ficar assim durante 1 hora.

Entretanto descasque as batatas e corte-as em rodelas que pode fritar ou cozer, se forem para fritar devem ser cortadas mais finas do que para cozer.

Quando for preparar o fígado deite o azeite numa frigideira e deixe aquecer, frite ligeiramente as fatias de presunto e coloque-as num prato sobre papel absorvente. Em seguida escorra o fígado da marinada em que ficou e coloque-o a fritar na frigideira bem quente. Como as iscas são fininhas vai ser um processo muito rápido, mais ou menos 2 minutos de cada lado.

Como não devem caber todas de uma vez na frigideira, vá fritando e retirando para colocar as outras e reserve as que estão fritas numa travessa.

Logo que as iscas estejam todas fritas, junte a marinada na frigideira em que as esteve a fritar e deixe ferver 1 minuto, junte então o vinagre e mexa bem. Desligue o lume, coloque as iscas dentro da frigideira e envolva-as bem no molho.

Para terminar coloque as iscas com o molho numa travessa, por cima disponha as fatias de presunto, à volta coloque as batatas e salpique tudo com a salsa picada. Sirva de imediato.

nota: as iscas servidas com batatas fritas são à Portuguesa, se for com batatas cozidas são à antiga

IMG_3556tbvwm

baselogosegredos1

  1. a forma de retirar ao fígado o sabor intenso que lhe é característico é colocar as iscas em leite (de forma a ficarem cobertas) de um dia para o outro. Antes de as utilizar, basta escorrer bem e pode colocar directamente na marinada. Verá que o sabor vai ser muito melhor a textura também fica mais macia.
  2. as iscas devem ser cortadas muito fininhas, caso contrário o prato não vai ficar bem.

Testámos e gostámos…!

IMG_3556tbvwmstrip

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s