Nutrição – Os Brócolos

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Os Brócolos apresentam um baixo teor calórico, bem como um baixo teor de proteínas, hidratos de carbono e lípidos. Têm um bom teor em fibra e são ricos em minerais, como o potássio, cálcio e fósforo e vitaminas como a vitamina C, vitamina E e ácido fólico.

Os Brócolos são também ricos em suforafano que é um fitonutriente anticancerígeno.

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Destacam-se alguns benefícios do consumo de brócolos para a saúde:

  • A presença do sulforafano, potencia a ação de enzimas responsáveis pela eliminação de substâncias nocivas ao organismo, resultando na prevenção de doenças cancerígenas e cardiovasculares.
  • A presença de compostos antioxidantes ajudam a prevenir outras doenças relacionadas com o envelhecimento e degeneração muscular.
  • Aumento saciedade.
  • Auxílio na regulação do trânsito intestinal.

 

Dicas:

Supermercado/Casa:

  • No supermercado, deve optar por escolher os brócolos que apresentem uma coloração viva e sem manchas amarelas.
  • Como são vegetais muito perecíveis, em casa, os brócolos devem ser conservados no frigorífico dentro de um saco de plástico aberto. Não deverá lava-los, pois a presença de água à superfície acelera a sua degradação.

 

 

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Por Cátia Carvalho da Silva

Nutricionista

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