Lentilhas com Ovos Escalfados e Salsichas Frescas

IMG_3845tbvwm

As Lentilhas são boas e nós gostamos delas, mas ovos é daquelas coisas que podíamos comer todos os dias sem nunca enjoar.

Gostamos de ovos com tudo e de tudo com ovos. Todas as receitas que têm ovos nos agradam e todas as sobremesas com muitos ovos são boas e nós adoramos…

Mas como em tudo é preciso moderação, no entanto as lentilhas estavam mesmo a pedir uns ovos escalfados e os ovos estavam mesmo a pedir umas salsichas, assim aqui temos umas Lentilhas com Ovos Escalfados e Salsichas Frescas, um prato tão simples e ainda assim tão saboroso.

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. o contraste de sabores
  2. os ovos escalfados
  3. rápido e simples
  4. económico

 

IMG_3844tbvwm

Ingredientes:

  • 125g de lentilhas secas
  • 50g de bacon
  • 4 salsichas frescas
  • 2 ovos
  • 1 cebola
  • 1 folha de louro
  • 30ml de azeite
  • 50ml de água
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.

IMG_3853tbvwm

Modo de Preparação:

Coloque as lentilhas de molho durante a noite. No dia seguinte, lave-as bem, escorra-as e ponha-as num tacho com água de forma a que esta fique 2 cm acima do nível das lentilhas. Junte sal e coloque ao lume.

Assim que levantar fervura conte 10 minutos, no entanto convém verificar se estão cozidas alguns minutos antes. O tempo real de cozedura depende muito da qualidade das lentilhas isso significa que podem demorar uns minutos menos ou uns minutos mais do que os 10 minutos padrão.

Quando estiverem cozidas, passe-as imediatamente por água corrente para parar a cozedura e escorra-as bem. Reserve.

nota: se cozer uma quantidade superior à necessária, pode colocar o que sobra numa caixa e guardar no frigorífico para utilizar mais tarde. Conservam-se bem durante uma semana.

Coloque um pequeno tacho com água ao lume e quando ferver coza as salsichas durante 15 minutos. Retire-as  do lume e escorra-as, deixe arrefecer. Depois tire-lhes a pele e corte em pedaços grandes. Reserve

Frite o bacon na sua própria gordura até estar tostado e coloque-o num papel absorvente.

Na frigideira de fritar o bacon ponha o azeite, a cebola picada, o louro e as salsichas e vá mexendo para a cebola e as salsichas alourarem de forma homogénea. Junte as lentilhas, que reservou, e envolva-as bem com os restantes elementos. Rectifique o sal e junte a pimenta.

Adicione a água, ela vai impedir as lentilhas de queimarem e fornecer o vapor necessário para cozinhar os ovos. Assim que o molho começar a ferver abra umas covinhas nas lentilhas e deite em cada uma delas os ovos.

Tape a frigideira e conte exactamente 4 minutos, depois desligue o lume de imediato. Os ovos vão ficar escalfados na perfeição, ou seja durinhos por fora e a desfazer-se por dentro.

Coloque numa travessa, cuidadosamente para não desmanchar os ovos e enfeite com o bacon. Está pronto para servir de imediato.

IMG_3858tbvwm

baselogosegredos1

  1. O tempo dos ovos tem que ser exactamente 4 minutos.
  2. Não caia na tentação de tirar a tampa para ver os ovos, só se destapa a frigideira no final do tempo, depois de desligar o lume.

 

Testámos e gostámos…!

IMG_3844tbvwmstrip

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s