Espargos com Ovos Mexidos

IMG_4462tbvwm

Os Espargos são vegetais que pertencem à família Asparagaceae. Sabe-se que existem mais de 300 variedades, mas apenas 20 são comestíveis.

Originários das regiões mediterrâneas da Europa e parte da Ásia, os espargos são cultivados desde há mais de 2000 anos, sendo considerados um alimento com propriedades benéficas à saúde.

Dos vários tipos de espargos comestíveis, os que se encontram com frequência nos supermercados são:

  • Espargos verdes – desenvolvem-se à superfície do solo, onde estão em contacto direto com a luz solar, permitindo assim a produção de clorofila.
  • Espargos brancos – crescem debaixo do solo, não recebendo a luz solar levando à inibição da produção de clorofila, ficando de cor branca. Estes apresentam um sabor mais suave e mais tenros quando comprados com os espargos verdes. Geralmente são encontrados enlatados.
  • Espargos roxos – são mais pequenos que os espargos verdes e brancos e tem um sabor frutado. A sua cor é roxeada devido à presença de antocianinas, no entanto com uma cozedura mais prolongada a cor pode desaparecer.

Os espargos podem ser utilizados de diversas formas: saladas, sumos, sopa ou guarnição de carne ou peixe.

Nós decidimos utilizar espargos verdes, que são aqueles que usamos com maior frequência, para fazer Espargos com Ovos Mexidos, uma receita que cá em casa é considerada  um petisco para comer ao final da tarde com um pãozinho quente e umas cervejas.

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. muito fácil de fazer
  2. muito rápido
  3. o contraste do sabor dos espargos com os ovos

 

Ingredientes:

  • 1 molho de espargos verdes
  • 3 ovos
  • 2 dentes de alho
  • azeite q.b.
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.

 

IMG_4460tbvwm

Modo de Preparação:

Para começar lave bem os espargos e deixe-os de molho em água fria durante 30 minutos. Depois arranje-os, primeiro corte as cabeças e coloque-as de lado pois vão servir para enfeitar o prato.

De seguida pegue em cada espargo e coloque-o sobre a mão esquerda com a ponta do pé para fora (a parte lilás que está na terra) e com a mão direita segure o pé do espargo e faça pressão para baixo.

O espargo vai partir pelo sítio certo, normalmente sempre um pouco acima da zona que está na terra. Essa parte deita-se fora porque é muito dura e fibrosa.

strip1

Com os espargos já preparados é necessário parti-los, corte-os meio no sentido do comprimento e depois aos bocados.

IMG_4456tbvwm

Ponha um tacho ao lume com água e sal, quando ferver coloque dentro os espargos e escalde-os durante dois minutos e meio. Depois retire-os com a ajuda de uma escumadeira e coloque-os a escorrer. De seguida coloque as cabeças que separou e escalde-as também durante o mesmo tempo, retire-as e escorra-as.

Parta os 3 ovos para uma tigela, tempere-os com sal e pimenta a gosto e bata-os bem com um garfo.

Numa frigideira coloque um fio de azeite (2 a 3 colheres de sopa) e os alhos esmagados, aguarde 1 a 2 minutos para o azeite aquecer e junte os espargos. Deixe-os fritar ligeiramente.

Adicione os ovos e envolva tudo muito bem, deixe cozinhar até obter a consistência desejada, ou seja até os ovos ficarem mais ou menos passados conforme gostar.

Para terminar coloque numa travessa e enfeite com as cabeças dos espargos, regue com um fio de azeite.

nota: se quiser pode juntar chouriço, bacon ou presunto e assim transformar este petisco numa refeição.

IMG_4465tbvwm

 

Testámos e gostámos…!

IMG_4460tbvwmstrip

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s