Cocktail de Abacate com Camarão

IMG_4694tbvwm

O Abacate é um fruto exótico proveniente de uma árvore, o abacateiro, da família das Laureáceas. É originário do México, Colômbia e Venezuela, sendo actualmente cultivado em regiões subtropicais. Em Portugal, esta cultura encontra-se sobretudo no Algarve e na Madeira.

Existem mais de 500 variedades de abacateiros, o que explica os muitos tipos de abacate, diferentes formas, tamanho e cor. Dependendo do tipo de abacate este pode ter a forma redonda ou de pêra. A sua polpa é de consistência pastosa e envolve uma única semente (ou caroço).

Devido à sua riqueza nutricional, o abacate é considerado um alimento funcional, ou seja, para além de fornecer os seus nutrientes base, apresenta efeitos benéficos para a  saúde e reduz o risco de doenças crónicas, como as doenças cardiovasculares e cancerígenas.

Na cozinha, o abacate pode ser utilizado em pratos de entradas, saladas e sobremesas e nós vamos começar exactamente com uma entrada, um delicioso Cocktail de Abacate com Camarão, uma entrada leve e agradável para servir no Verão.

 

RECEITA

 

base logo destaque1 

 

  1. uma entrada leve e fresca
  2. muito fácil de fazer
  3. com impacto

 

Ingredientes:

  • 1 abacate
  • 8 camarões
  • 10 azeitonas
  • 1/2 lima
  • 1 c. (sopa) bem cheia de maionese
  • pickles q.b.
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
  • salsa ou coentros q.b.

 

IMG_4689tbvwm

Modo de Preparação:

Comece por cozer os camarões (ou utilize camarão já cozido que se encontra à venda nos supermercados). Depois descasque-os e separe 4 que deve colocar de lado inteiros. Os outros 4 pique-os grosseiramente e reserve.

Corte o abacate ao meio, no sentido vertical, e depois retire-lhe o caroço (para isso basta bater com uma faca no caroço de forma a que esta fique presa e rodar, ele vai sair facilmente).

De seguida com uma colher de sobremesa retire a polpa toda do abacate para dentro de uma tigela. Tenha atenção para que a casca fique completamente limpa mas inteira. Coloque as cascas num prato pois vão ser necessárias.

Pique os pickles e as azeitonas finamente e reserve.

Com um garfo esmigalhe a polpa do abacate até esta formar um creme o mais homogéneo possível. Junte-lhe a maionese, os camarões, os pickles, as azeitonas e envolva tudo. A seguir adicione o sumo da lima, o sal e pimenta a gosto e mexa tudo muito bem para que o creme do abacate fique temperado de forma equilibrada.

Para terminar coloque cada casca num prato e divida o creme de abacate pelas duas metades. Enfeite com os camarões inteiros que reservou e um pouco de salsa ou coentros.

IMG_4695tbvwm

 

Testámos e gostámos…!

 IMG_4689tbvwmstrip

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s