Cenouras à Algarvia

IMG_4802tbvwm

A Cenoura cujo nome científico é Dacus carota, é um vegetal pertencente à família Apiaceae, tal como a salsa, aipo, entre outros.

É nativa da Ásia Central, mais especificamente do Afeganistão, onde a sua raiz apresentava uma coloração púrpura, branca ou amarela. No século XVII, a Holanda desenvolveu outra variedade de cenoura, de cor laranja, traduzindo-se naquela que consumimos actualmente.

A parte comestível da cenoura são as raízes. Estas caracterizam-se por serem tuberosas, sem ramificações, podendo ser longa, média ou curta, de formato cilíndrico ou cónico e com uma coloração geralmente alaranjada, mas que pode ser branca, amarela, vermelha e roxa.

A cenoura é considerada um alimento altamente nutritivo, devido à presença de vitaminas e minerais que actuam como antioxidantes no organismo.

A cenoura é bastante apreciada na culinária, podendo ser consumida crua ou cozida, em saladas, sumos ou como ingrediente de sopas, bolos, quiches, purés, entre outros.

Vamos usar e abusar das Cenouras, para já deixamos aqui uma receita muito simples, As Cenouras à Algarvia.

Um verdadeiro petisco, estas Cenouras servidas frias constituem uma agradável entrada para um almoço ou jantar. Também podem ser utilizadas como acompanhamento de carnes ou peixes grelhados.

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. uma entrada típica do Algarve
  2. textura das cenouras
  3. o sabor agridoce das cenouras com o vinagre

 

IMG_4804tbvwm

Ingredientes:

  • 600g de cenouras
  • 1 c. (sopa) de açúcar
  • 1 c. (café) de cominhos em pó
  • sal q.b.

 

Tempero

  • 1 c. (café) de cominhos em pó
  • 1 c. (chá) de colorau
  • 1 dente de alho
  • orégãos q.b.
  • vinagre q.b.
  • azeite q.b.

 

IMG_4801tbvwm

Modo de Preparação:

Descasque as cenouras, lave-as, corte-as às rodelas enviesadas e leve-as a cozer em água temperada com o sal, o açúcar e os cominhos. Depois de colocar as cenouras na água a ferver espere que levantem fervura e conte 5 a 7 minutos, estão prontas.

De seguida escorra-as e passe por água fria para parar de imediato a cozedura.

Coloque as cenouras numa tigela e prepare o tempero. Numa taça coloque os cominhos, o colorau, o alho picado, os orégãos, o vinagre e o azeite. Mexa bem para a mistura ficar homogénea.

Deite o preparado sobre as cenouras e envolva-as com o mesmo para que apanhem bem o tempero. Prove e ajuste o vinagre a seu gosto tendo em consideração que não devem parecer pickles.

Depois podem colocar-se no frigorífico dentro de uma caixa fechada e estão prontas para servir fresquinhas quando é necessário. Aguentam 1 semana sem problemas.

IMG_4803tbvwm

 

Testámos e gostámos…!

IMG_4800tbvwmstrip

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s