Pastéis de Bacalhau

img_5169tbvwm

A primeira receita oficial data de 1904 e dava a conhecer os ingredientes e a forma de confecção mas nada revelava em relação às quantidades. Talvez por isso e devido às diferentes tentativas feitas desde então para encontrar uma fórmula certa sejamos actualmente brindados com algumas variações da receita.

Mais de um século passado e os Pastéis de Bacalhau atravessaram fronteiras e podem ser encontrados um pouco por toda a região Mediterrânica, sendo também muito populares em Angola e no Brasil.

Classificados como finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, os Pastéis de Bacalhau são sem dúvida uma das suas especialidades.

A única dúvida que pode por vezes subsistir é se devem ser chamados Pastéis de Bacalhau, como são conhecidos no centro e sul do país ou Bolinhos de Bacalhau como lhes chamam no Norte??!!

Nós por aqui vamos continuar a chamar-lhes Pastéis de Bacalhau, mas qualquer que seja o nome estes fritos são absolutamente deliciosos, um petisco do melhor e fazem as delícias de muitos…

 

RECEITA

 

 

base logo destaque1

  1. a receita feita à antiga
  2. a textura

 

Ingredientes:

  • 1kg de bacalhau (cozido e limpo)
  • 750g de batatas (cozidas)
  • 1 cebola grande
  • 6 dentes de alho
  • 100ml de azeite
  • 15 pés de salsa
  • 3 ovos xl
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
  • noz-moscada q.b.
  • óleo para fritar q.b.

img_5174tbvwm

Modo de Preparação:

Comece por cozer o bacalhau, durante aproximadamente 10 minutos. Depois retire-o da água (não a deite fora) e coloque-o a escorrer num passador para secar bem. Quando tiver arrefecido, retire-lhe todas as espinhas e peles.

Coloque o bacalhau num pano e amasse bem com a mão para o desfiar completamente. Reserve.

strip

Coza as batatas na água do bacalhau até ficarem macias (o tempo de cozedura vai depender muito da qualidade da batata), experimente com um palito para ver se estão cozidas e então escorra-as e deixe-as a arrefecer num passador.

Entretanto pique finamente a cebola e os alhos e leve a refogar no azeite até estarem bem alourados.

Está na altura de juntar tudo, coloque o bacalhau numa tigela e adicione-lhe as batatas passadas pelo esmaga batatas e envolva bem os dois ingredientes.  Junte à mistura o refogado, a salsa picada, a pimenta, a noz-moscada e rectifique o sal.

img_5144tbvwm

Com as mãos (sim, tem mesmo que ser com as mãos) amasse muito bem até obter uma massa bastante homogénea e consistente. Junte os ovos um a um e volte a amassar energicamente até  conseguir com uma mão fazer uma bola de massa que se descole com facilidade. A massa está pronta para ser moldada.

img_5145tbvwm

Com a ajuda de 2 colheres de sopa molde os pastéis de bacalhau. Coloque um bocado de massa numa colher e ajeite-a, depois passe de uma colher para a outra até obter a forma do pastel. Vá colocando os pastéis num tabuleiro.

strip1

Para terminar frite os pastéis em óleo bem quente até ficarem dourados. Depois coloque-os numa travessa e enfeite com salsa e gomos de limão.

Aí está à sua espera um almoço dos céus ou um petisco para o fim da tarde.

img_5172tbvwm

 

img_5187tbvwm

baselogosegredos1

  1. preferencialmente coza o bacalhau e as batatas na noite anterior pois assim a água vai ficar totalmente escorrida o que é um benefício para a confecção desta receita
  2. tem que  conseguir fazer uma bola de massa que se descole com facilidade da mão, se isso não acontecer a massa não está no ponto
  3. se ao fazer a bola com a massa esta se começar a separar ou a esfarelar isso significa que tem falta de ovos. Nós utilizámos 3 ovos Continente XL, se utilizar outro tipo de ovos o segredo é ir colocando um a um e amassando até ter a consistência certa
  4. amassar à mão é fundamental para aglutinar bem os elementos
  5. ajustar bem as pontas dos pastéis para não abrirem durante a fritura

 

nota: para congelar coloque os pastéis de bacalhau num tabuleiro e leve ao congelador para ficarem firmes. Depois é só colocar numa caixa e guardar para utilizar mais tarde. Nessa altura basta tirar e fritar. Não se descongelam. Quando são fritos congelados devem deixar-se descansar 5 minutos após a fritura para que o calor chegue até ao centro

img_5193tbvwm

 

Testámos e gostámos…!

img_5174tbvwmstrip

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s