Nutrição – O Iogurte

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Estima-se que o iogurte, tenha tido origem no Médio Oriente, onde os nómadas começaram a domesticar animais mamíferos e a utilizar o leite como alimento. Neste sentido, torna-se importante analisar a definição de iogurte:

“o produto coagulado, obtido por fermentação láctica devido à ação exclusiva do Lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus e do Streptococcus thermophilus sobre o leite e produtos lácteos (..), devendo a flora específica estar viva e abundante no produto final.” Portaria nº792/92, de 24 de Julho, artigo 1º, alínea a

O iogurte pode ser classificado quanto à sua composição, tipo e matéria gorda.

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O iogurte pode ainda conter a adição de frutas e vegetais, derivados de fruta e vegetais (sumos, polpas e xaropes), sementes, mel, café, cacau, chocolate e especiarias.

Pode ser consumido de diversas formas: natural, combinado com cereais, frutos secos ou fruta. Pode ser ainda utilizado em preparações culinárias como molhos, saladas, sobremesas, bebidas, gelados, entre outros.

Quando utilizado para confecionar molhos, estes podem ser excelentes opções na substituição de maionese ou outros molhos gordos.

Como referido anteriormente o Iogurte, é um produto derivado da fermentação do leite. Neste sentido, a composição nutricional do iogurte assemelha-se à composição do leite, em conjunto com outros ingredientes adicionados.

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O iogurte é bastante rico nutricionalmente:

– O valor energético do iogurte varia, sobretudo com a quantidade de gordura que contêm. Ou seja, iogurtes gordos e gregos são aqueles que possuem um elevado valor energético, ao passo que iogurtes magros e meios-gordos apresentam um valor mais baixo. Para além do teor em gordura, o valor energético pode ainda variar com a adição de ingredientes, tais como: cereais e chocolate.

–  Assim, dependendo da quantidade de gordura que possui o iogurte, podemos classifica-los em: iogurtes magros, com um baixo teor em gordura, meio-gordo e gordo, contendo um maior teor de gordura;

– O açúcar maioritariamente presente no iogurte é a lactose, mas em menor concentração do que no leite. Este facto, ocorre devido ao processo de fermentação do iogurte.

– O iogurte apresenta proteínas de alto valor biológico, ou seja contêm os aminoácidos essenciais nas quantidades adequadas.

– Na sua composição apresenta ainda um elevado teor de vitaminas do complexo B e uma excelente fonte de cálcio, potássio, fósforo e magnésio.

Destacam-se alguns benefícios do consumo de iogurte para a saúde:

  • Fortalecimento do sistema imunitário e da saúde óssea;
  • Auxilio na regulação do trânsito intestinal;
  • Menor concentração de lactose na sua composição, o que poderá ser melhor tolerado por indivíduos com tolerância à lactose;

 

NOTA: Nas receitas que vamos apresentar foi utilizado como ingrediente o iogurte grego. Devemos ter atenção ao seu consumo, uma vez que este apresenta um elevado teor em gordura e açúcar. No entanto, dentro desta categoria, podemos encontrar versões Light, contendo uma redução nos teores de gordura e açúcar.

Devido às suas características, pode ser utilizado para a base de “molhos”, substituindo alguns alimentos, como a maionese e natas.

 

Dicas

Supermercado/ Casa:

  • No supermercado, deve verificar a data limite de consumo, de forma a garantir que compra um produto fresco. Avalie ainda o estado da embalagem, rejeitando aquelas que se encontrem amolgadas ou danificadas.
  • Deve ainda, comparar o rótulo dos iogurtes, de forma a optar pelo que apresenta teores de gordura e de açúcares mais baixos:

– 0% MG – significa 0% matéria gorda, ou seja, o produto é feito com leite magro;

– 0% açúcar – significa que não tem açúcar adicionado.

– Magro – significa que foi feito com leite magro;

– Ligeiro – significa que tem uma redução no teor de gordura.

 

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Por Cátia Carvalho da Silva

Nutricionista

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