Shoarma de Frango

 

img_5592tbvwm

Shawarma ou Shoarma é um prato originalmente composto de fatias finas de carne de borrego assada num espeto vertical e servida em pão pita com legumes ou outros acompanhamentos.

Graças à influência de imigrantes do Norte da África e da Turquia a Shoarma tornou-se popular na Europa. Vários restaurantes especializados neste tipo de prato e outras especialidades da culinária do mundo árabe apareceram um pouco por toda a parte e a Shoarma surge como um conceito de comida rápida.

O mistério da cozinha do Médio Oriente está todo nos segredos escondidos por de trás de cada especiaria, e mais ainda nas misturas que cada vendedor ou casa de família faz e que usa com sabedoria milenar.

Assim, o segredo de uma boa Shoarma está na marinada da carne e nas especiarias usadas na sua confecção que lhe dão o sabor exótico que nos desperta a curiosidade e o paladar.

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. o sabor exótico
  2. a frescura do verde misturado com a carne frita
  3. o molho que lhe dá o toque final

 

img_5585tbvwm

Ingredientes:

Marinada

  • 1 cebola picada
  • 6 pés de hortelã
  • 1 c. (sobremesa) de orégãos secos
  • 1 c. (café) de pimenta preta
  • 1 limão
  • 100ml de óleo de girassol
  • sal q.b

 

Shoarma

  • 3 peitos de frango
  • 1 c. (café) de Ras el Hanout

 

Preparar as Pitas Shoarma

  • 1 alface icebergue
  • 1 pacote de rúcula
  • 1 embalagem de Pão Pita
  • Tzataziki q.b.

 

Notas:

– Esta receita também pode ser feita com peru ou borrego.

– O Ras El Hanout é uma mistura de especiarias típica de Marrocos, mas usada em todo o Médio Oriente. É usada para marinar carnes e peixes e para temperar tagines, carnes grelhadas, couscous…existem misturas que levam mais de 30 especiarias diferentes.

Nós fazemos a nossa própria mistura, isso implica ter disponível uma grande quantidade de especiarias. Algumas são moídas na hora e ainda levadas a tostar na frigideira antes de serem todas envolvidas.

Assim a nossa sugestão é utilizarem uma mistura já feita. Podem encontrar o Ras El Hanout na Ayur (na loja online ou podem fazer uma visita à loja física) ou ainda mais fácil utilizarem uma mistura da Margão chamada Segredos do Mundo – Marrocos que está disponível em todos os supermercados. Se encontrarem misturas para Tagine, Tandoorie ou Kebab também podem usar.

– O pão pita encontra-se à venda nas grandes superfícies como o Jumbo, o Continente ou o El Corte Inglés. Também pode encontrar em lojas de produtos orientais. Deixamos aqui um conselho não compre pitas da marca Iggy’s, são muito pequenas e a massa depois de quente parte-se toda. Se puder vá ao Jumbo ou ao El Corte Inglés e compre as da marca Mestemacher, são óptimas.

img_5590tbvwm

Modo de Preparação:

 Marinada

Comece por picar finamente a cebola e a hortelã e coloque numa tigela. Adicione os orégãos, a pimenta, o sumo do limão, o óleo e sal. Mexa muito bem.

Fatie os peitos de frango em três bifes e coloque-os na marinada que preparou. Envolva bem e tape. Coloque no frigorífico de preferência durante a noite.

nota: se não ficar na marinada de um dia para o outro deve colocar-se pelo menos durante uma manhã ou uma tarde inteiras para que a carne possa absorver todo o gosto da marinada.

 

 Shoarma

Para prepara a Shoarma, retire a carne da marinada e leve-a à frigideira sem colocar qualquer tipo de gordura, pois a que a carne tem da marinada é o suficiente para a cozinhar. Vá virando a carne até que esta fique bem tostadinha.

Depois retire-a para uma tábua, corte-a em pedaços bem pequeninos e coloque-a novamente na frigideira para secar e perder completamente a humidade.

Desligue o lume, junte uma colher de café de Ras El Hanout e envolva bem a carne.

strip

Preparar as Pitas Shoarma

Coloque em tigelas a alface lavada e cortada em juliana e a rúcula.

O Tzatziki, pode ser preparado no dia anterior, é só retirá-lo do frigorífico e colocá-lo numa taça.

De seguida borrife, ligeiramente, as pitas com água e coloque-as no forno ou numa torradeira para aquecerem até começarem a empolar, nessa altura estão prontas para rechear.

Abra as pitas coloque alface e rúcula, por cima disponha a shoarma e regue com  o tzatziki.

A sua Pita Shoarma está pronta ser saboreada!

nota: esta é uma refeição bastante divertida em que pode levar tudo para a mesa e cada um vai preparando as suas pitas entre dois dedos de conversa e um gole de cerveja!!

img_5591tbvwm

img_5593tbvwm

 

 

Testámos e gostámos…!

img_5585tbvwmstrip

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s