Trufas de Castanhas

img_5808tbvwm

As Trufas de chocolate são um tipo de bombom feito essencialmente à base de chocolate e manteiga. Muitas variações foram criadas e hoje em dia nas boas lojas de chocolates podemos encontrar versões com frutos secos, com licores, com recheios de natas, de leite condensado, de frutas…

As Trufas de chocolate são geralmente passadas por cacau em pó ficando com um aspecto escuro e empoeirado, foi isso que lhes deu o nome…

E porquê? Porque nos fazem lembrar as Trufas, um cogumelo raro, subterrâneo, consumido há mais de três mil anos, de tamanho pequeno, cor escura e  apanhado envolto em terra.

As Trufas são consideradas um bombom refinado e sofisticado, símbolo de elegância. São uma mignardise fantástica que todos apreciam.

Como estamos no Outono e na época das castanhas, nós decidimos fazer Trufas de Castanhas e como qualquer Trufa são absolutamente deliciosas e simultaneamente delicadas.

 

RECEITA

 

 base logo destaque1

  1. a mignardise do Outono
  2. o sabor das castanhas
  3. menos doces
  4. uma textura rica

img_5818tbvwm

Ingredientes:

  • 500g de castanhas limpas (cozidas e sem casca)
  • 1 pitada de sal
  • 125g de açúcar em pó
  • 100g de chocolate preto (Pantagruel 70% cacau extra noir, para uso culinário)
  • 100g de manteiga
  • 100g Pistáchios
  • chocolate em pó q.b.

nota: pode utilizar castanhas congeladas, assim é só cozer e triturar, evita o trabalho de descascar

img_5813tbvwm

Modo de Preparação:

Dê um golpe nas castanhas e coza-as em água com uma pitada de sal. Depois de cozidas, escorra-as e deixe arrefecer ligeiramente, descasque-as e reduza-as a farinha.

Num tachinho, leve ao lume o chocolate e a manteiga, partidos aos quadrados, e vá mexendo sempre até amolecerem e a mistura ficar uniforme.

De seguida coloque numa tigela as castanhas trituradas e o açúcar e misture. Adicione  o chocolate derretido com a manteiga e envolva muito bem para obter uma massa homogénea.

dupla-strip

Cubra a tigela com película aderente e coloque no frigorífico 15 a 20 minutos para a massa prender um pouco e facilitar a confecção das trufas.

Descasque os pistáchios e retire-lhes bem a pele para realçar a cor verde, de seguida pique-os finamente, coloque-os numa taça e reserve.

Para terminar, retire a massa das castanhas do frigorífico e com as mãos molde as trufas, fazendo bolinhas pequenas. Vá-as colocando num tabuleiro e quando terminar passe uma parte das trufas por chocolate em pó e outras pelos pistáchios picados

Se quiser pode colocá-las em caixinhas de papel, ou então directamente num prato.

img_5802tbvwm

img_5803tbvwm

Testámos e gostámos…!

img_5810tbvwmstrip

Anúncios