Geleia de Marmelo

img_5698tbvwm

Depois de fazer marmelada, com os caroços e as cascas dos marmelos mesmo ali a jeito é impossível para nós pensar em não fazer Geleia de Marmelo!

Deliciosa, de cor translúcida e aroma fantástico é um doce extremamente versátil.

Pode ser usada para comer com pão, tostas, bolachas, para acompanhar queijo fresco ou requeijão ou ainda para colocar no iogurte.

Também a podemos guardar na despensa para mais tarde pincelar uma tarte ou um bolo acabado de sair do forno. Nessa altura vamos lembrar-nos do momento em que a estivemos a fazer, recordar o cheiro espalhado pela cozinha e pensar como foi bom ter-mos decidido fazer Geleia de Marmelo.

 

RECEITA

 

 base logo destaque1

  1. muito versátil
  2. a melhor geleia para barrar tartes e bolos

 

img_5702tbvwm

Ingredientes:

  • 1lt de água de cozer os marmelos
  • 750g de açúcar

 

Modo de Preparação:

Coloque num tacho as cascas e os caroços, que ficaram de descascar os marmelos para fazer a marmelada, e cubra-as com a água que reservou da cozedura dos mesmos. Deve colocar água até fazer nível com as cascas e os caroços.

img_5659tbvwm

Leve o tacho ao lume para ferver até a água reduzir para metade. Nessa altura passe a água por um pano ou por um passador de rede muito fino para que esta fique sem resíduos.

nota: nós passámos por um passador porque não nos faz diferença que a geleia fique com uma coloração um pouco mais acobreada, mas se passar a água por um pano a geleia fica com menos resíduos logo mais transparente.

Depois de realizar esta operação, meça 1 litro de líquido, coloque-o num tacho limpo e junte as 750g de açúcar. Mexa bem e leve ao lume até fazer ponto pérola leve, isto é quando a “pérola” se forma na ponta da colher de pau mas a geleia ainda escorre ligeiramente. Nessa altura a geleia de marmelo está pronta.

img_5671tbvwm

Deve colocar a geleia nos frascos de imediato, enquanto ainda está quente. Feche-os muito bem e coloque-os com a tampa virada para baixo durante 24 horas.

nota: é importante que os frascos estejam muito bem limpos, deve por isso esterilizá-los. Lave os frascos e as tampas com água e detergente da loiça, depois mergulhe os frascos abertos e as tampas em água a ferver durante 10 minutos. Retire-os e coloque a escorrer sobre um pano de cozinha até estarem bem secos. Não os limpe com o pano para não ficarem fibras agarradas aos frascos

img_5703tbvwm

 

Testámos e gostámos…!

 img_5703tbvwmstrip

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s