Azevias de Grão

img_5254tbvwm

Típicas do Alentejo, as Azevias não podem faltar na mesa de Natal. São uma das muitas maravilhas da nossa gastronomia e um dos doces regionais mais apetecidos da quadra natalícia.

Existem inúmeras receitas de azevias, a diferença principal não está tanto na massa, mas sim no recheio que normalmente lhes dá o nome: azevias de grão, azevias de gila, azevias de batata-doce…

Apenas por curiosidade, a versão das azevias que hoje conhecemos não é a original, no início chamavam-se pastéis de santa clara (que ainda existem) e nasceram no Mosteiro de Santa Clara, em Coimbra. Eram feitos com um recheio de doce de ovos e amêndoa e tornaram-se famosos chegando a receita a outros mosteiros. No entanto na época nem sempre eram abundantes certos produtos e assim, algures num mosteiro do Alentejo o recheio foi alterado usando-se o que estava à mão e mudando-se o nome dos pastéis originais. Assim nasceram as Azevias de Grão.

Em nossa casa as Azevias de Grão não podem faltar, elas fazem parte da tradição do Natal. Aliás não podia ser de outra forma quando existe na família uma costela alentejana.

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. os fritos por excelência do Natal
  2. o sabor único do doce de grão

 

Ingredientes:

Massa

  • 500g de farinha de trigo
  • 300ml de água
  • 1 c. (sopa) de erva-doce
  • 3 c. (sopa) de azeite
  • 3 c. (sopa) de açúcar
  • uma pitada de sal

Recheio

  • 300g de grão cozido
  • 300g de açúcar
  • 1 casca de limão
  • 2 paus de canela
  • óleo para fritar q.b.
  • açúcar q.b.
  • canela q.b.

nota: podem usar grão de lata ou optar por cozer. Se quiserem cozer, coloquem 1 pacote de grão de molho de um dia para o outro. Depois é só colocar  na panela pressão, sem sal, deixar cozer 20 minutos e escorrer. Retirem as 300g para as azevias e o restante podem guardar no frigorífico para fazerem outras receitas.

img_5259tbvwm

Modo de Preparação:

Massa

Peneire a farinha para uma tigela.

Prepare o chá juntando a erva-doce à água e levando ao lume até ferver, depois espere 2 minutos e desligue. Passe o chá por um passador para retirar a erva-doce e ficar um chá limpo.

De seguida dissolva o sal e o açúcar no chá e adicione o azeite e deixe arrefecer.

Depois junte o chá à farinha e amasse pelo menos 15 minutos. Deixe repousar na tigela tapada com película durante 1 hora.

Diz a tradição que a massa está pronta quando pegar nela com as duas mãos e abrir os braços, ela vai esticar para acompanhar o movimento e não parte.

 

Recheio

Pegue nas 300g de grão e passe com a varinha mágica até obter um puré fino, se for muito difícil adicione 2 ou 3 colheres de sopa de água para facilitar, geralmente quando é acabado de cozer está húmido por isso não é necessário.

Pode tirar as cascas ao grão, nós normalmente não tiramos.

Ponha o puré de grão num tacho junte o açúcar a casca do limão e os paus de canela e leve a lume brando/médio para não queimar nem secar e deixe estar até atingir ponto estrada, ou seja até ao momento em que ao  passar a colher de pau no fundo do tacho fica um caminho no recheio que não fecha de imediato.

Nessa altura desligue o lume e deixe arrefecer.

 

 

Fazer as Azevias

Estenda a massa o mais fina possível, coloque uma colher de chá do recheio num dos lados e dobre a massa como se fosse um rissol, depois corte com uma carretilha mais ou menos em meia-lua.

stripfinal

Vá colocando as azevias num tabuleiro sobre um pano, para não colarem, e depois tape até ao momento de fritar.

img_5251tbvwm

Frite em óleo bem quente até ficarem apenas levemente alouradas, não as deixe dourar demasiado pois vão ficar rijas. Depois de fritas passe por açúcar e canela e coloque numa travessa.

nota: não se deixe “enganar” pela cor das fotos elas parecem mais escuras pois é a canela que lhes dá essa tonalidade, quando acabaram de fritar estavam quase brancas.

img_5257tbvwm

 

img_5260tbvwm

Testámos e gostámos…!

img_5257tbvwmstrip 

Anúncios

One thought on “Azevias de Grão

  1. Pingback: Azevias de Doce de Melão com Amêndoa | a travessa das bolinhas vermelhas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s