Coroa de Natal

img_5628tbvwm

No Natal podemos encontrar uma enorme variedade de Bolos-Reis. O Bolo-Rei propriamente dito, o Bolo Rainha, o Bolo-Rei de Chocolate, o de Maçã, o Escangalhado, o Marafado diferente e fantástico que descobrimos em Portimão e o Bolo-Rei Dourado que adoramos de paixão.

A verdade é que pensando no que mais gostamos nos Bolos-Reis este ano decidimos criar o nosso e assim nasceu a Coroa de Natal, que não sendo um Bolo-Rei reúne tudo aquilo que gostamos de encontrar num bom Bolo-Rei.

A massa fofa, no interior o doce de gila, os frutos secos, poucas frutas cristalizadas e só as que gostamos. E por fim os fios de ovos e as amêndoas laminadas e levemente douradas, tudo polvilhado com açúcar em pó.

Quando olhamos o aspecto é encantador e quando cortamos a primeira fatia descobrimos um bolo a que não conseguimos resistir.

Está decidido a Coroa de Natal é o Bolo-Rei cá de casa!

RECEITA

base logo destaque1 

  1. a massa fofa
  2. o recheio
  3. o aspecto fantástico

 

Ingredientes:

Massa

  • 500g de farinha
  • 50g de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 100g de manteiga
  • 50ml de água morna (tirada da torneira quente)
  • 1 saqueta de fermento seco de padeiro (fermipan)
  • 4 ovos
  • 1 gema para pincelar

 

Recheio

  • 1 frasco de doce de gila (aprox. 350g)
  • canela em pó q.b.
  • 80g de frutos secos (amêndoas, nozes, pistáchios, pinhões)
  • 60g de frutas cristalizadas (ananás, papaia)

 

Decoração

  • geleia de marmelo ou xarope de glucose
  • fios de ovos q.b. (aprox. 250g)
  • amêndoas laminadas q.b.
  • açúcar em pó q.b.

nota: o xarope de glucose vende-se nas lojas de cake design

img_5631tbvwm

Modo de Preparação:

 Massa

Retire ao açúcar uma colher de sopa  e coloque numa caneca com a água morna mexa bem para dissolver o açúcar. Depois adicione o fermento, volte a mexer bem e aguarde para o fermento espumar.

Coloque a farinha peneirada dentro da taça da batedeira, junte o restante açúcar  e o sal. Adicione o fermento que preparou.

Para terminar junte aos restantes ingredientes a manteiga derretida e os ovos inteiros.

Coloque a batedeira a bater a massa durante, pelo menos, 15 minutos. Depois ponha a massa numa tigela polvilhada com farinha, tape com um pano, coloque dentro do forno (desligado) e deixe levedar até duplicar o volume (mais ou menos 1 hora e 30 minutos).

nota: se não tiver batedeira, pode bater à mão durante o mesmo tempo e de forma enérgica para a massa ficar bem amassada, só assim vai ficar fofa. Neste caso coloque a farinha na bancada, faça uma cova e ponha os ingredientes todos pela ordem que se coloca na batedeira.

 

Recheio

Pique bem pequeninos os frutos secos e as frutas cristalizadas e reserve.

 

Preparar o Bolo

Quando a massa tiver levedado, coloque-a na bancada e amasse-a ligeiramente para retirar o ar. De seguida estenda-a  com o rolo da massa, em formato rectangular, e coloque o recheio.

Primeiro espalhe bem a gila sobre toda a superfície da massa, de seguida polvilhe com canela a gosto e finalmente distribua os frutos secos e as frutas cristalizadas de forma uniforme. Depois, começando por um dos lados, enrole a massa.

dupla-strip-rolo

Para terminar una as pontas de forma a obter uma argola e pincele-a com a gema. Coloque a argola de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal ou película antiaderente para forno e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 35 minutos.

Verifique se está cozido fazendo o teste do palito.

dupla-strip-coroa

Decorar

Retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Pincele o bolo com a geleia, enfeite com os fios de ovos por cima e à volta, coloque as amêndoas laminadas e polvilhe com açúcar em pó.

img_5613tbvwm

img_5636tbvwm

nota: as amêndoas devem ir ao forno para alourarem, assim aproveite o forno quente e quando tirar o bolo coloque um tabuleiro com as amêndoas. Observe-as de perto para não se queimarem.

img_5648tbvwm

img_5645tbvwm

Testámos e gostámos…!

 img_5649tbvwmstrip

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s