Lombo de Porco Recheado com Ameixas

img_5750tbvwm

A carne de porco está presente em muitos menus de Natal e aparece sobre as mais diversas formas.

Um Lombo de Porco Recheado com Ameixas cumpre a tradição natalícia e tem o toque de magia e elegância que a quadra pede.

Depois da Consoada, pode ser uma boa solução para o Dia de Natal. É simples de fazer e permite seguramente um almoço de que todos vão gostar.

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. o aspecto elaborado
  2. as ameixas com o vinho da madeira
  3. a carne suculenta

 

Ingredientes:

  • 1,2kg de lombo de porco limpo
  • 20 ameixas grandes
  • vinho da madeira q.b.
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.

img_5754tbvwm

Modo de Preparação:

Pegue no lombo e coloque-lhe sal à volta para poder pegar na carne com mais facilidade, isso vai permitir-lhe manusear melhor o lombo sem este escorregar.

Separe as ameixas necessárias para rechear o lombo, ponha-as ao lado da carne para ver mais ou menos quantas vai precisar e depois junte mais umas quatro ou cinco pois é importante que o lombo fique bem recheado.

Ponha as ameixas de molho no vinho da madeira durante 30 a 40 minutos para hidratarem e absorverem o vinho. Coloque o vinho necessário para ficarem cobertas.

Faça um buraco no centro do lombo com a ajuda de um afiador de facas e depois caso seja necessário pode alargar o buraco com uma faca de um lado e do outro para as ameixas caberem.

strip1

Depois de ter feito o buraco no lombo comece a colocar as ameixas e vá empurrando bem das pontas para o centro pressionando bastante para ficarem bem comprimidas umas contra as outras e não ficar espaço por preencher (se não for assim fica feio ao cortar).

De seguida ate o lombo primeiro no sentido da largura e depois do comprimento  para que ele se mantenha com um formato redondinho. Tenha o cuidado de fazer passar o fio a tapar os buracos para as ameixas não saírem. Tempere com pimenta a gosto.

strip2

Coloque a sonda no lombo, ponha-a no centro deste mas tendo atenção para que fique de lado e não sobre as ameixas. Depois ponha a carne num tabuleiro sobre uma grelha pois assim a carne cozinha de forma uniforme, mais rápida e sem necessidade de a virar.

Leve ao forno pré-aquecido a 180ªC, para que a carne saia suculenta e sem erros utilize um termómetro. Deixe cozinhar até o termómetro atingir os 69ºC, nessa altura o lombo está perfeito.

strip3

Retire do forno, remova a sonda e cubra a carne com papel de alumínio. Deixe repousar 10 minutos. A carne vai libertar os sucos e terminar de cozinhar, isso evita líquidos na travessa.

Depois retire os fios, corte fatias e disponha numa travessa para servir.

Um acompanhamento ideal é o Arroz Árabe e se possível junte Molho de Ameixas.

img_5762tbvwm

baselogosegredos1

  1. o segredo para um lombo de porco  perfeito é cozinhá-lo até aos 69ºC. Depois é importante retirar do forno e cobri-lo de imediato com papel de alumínio. A carne vai terminar de cozinhar e atingir os 74ºC ficando absolutamente suculenta.

img_5796tbvwm

Testámos e gostámos…!

 img_5762tbvwmstrip

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s