Filhoses

img_5347tbvwm

 

Os fritos de Natal são muitos e cada um deles é conhecido por diferentes nomes dependendo da zona do país.

As filhoses não são excepção, podem ser chamadas filhós, filhoses, velhoz, fritos e existem as de Castelo Branco, as da Beira Alta, as da Beira Baixa, as de Joelho, as Estendidas, as de Abóbora…

Como diz o ditado “Cada terra com seu uso cada roca com seu fuso”, cada terra tem as suas tradições e receitas e por isso cada uma tem o seu toque e o seu jeito de fazer os fritos de Natal.

O Natal é tempo de festa e de família de bons momentos, de recordações e de tradições e as tradições não se questionam, são rituais que se respeitam.

De todas as receitas de filhoses que já provámos temos que confessar, sem soberba, que a nossa é de longe a melhor receita de filhoses do mundo.

As nossas filhoses não são grossas, emborrachadas, altas ou rijas. Não, nada disso, as nossas filhoses são fininhas, estaladiças e desfazem-se na boca.

É assim que gostamos delas. É uma tradição de família uma receita antiga passada de geração em geração que não podemos trocar por nenhuma outra!

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. fininhas e estaladiças
  2. desfazem-se na boca
  3. ficam sequinhas
  4. conservam-se uma semana

 

Ingredientes:

  • 1kg de farinha
  • 125g de banha
  • 125ml de azeite
  • 100ml de aguardente
  • 2 laranjas
  • 2 ovos
  • 400ml de água com sal q.b.
  • óleo para fritar q.b.
  • açúcar para polvilhar q.b.
  • canela para polvilhar q.b.

img_5343tbvwm

Modo de Preparação:

Peneire a farinha para a tigela da batedeira e ponha uma pitada de sal, depois adicione a banha (previamente derretida), o azeite, a aguardente, o sumo das laranjas e os ovos.

Ponha a batedeira a trabalhar e vá deitando a água aos poucos até que a massa descole totalmente das paredes e do fundo da tigela. Nesse momento bata 10 minutos.

nota: se não tiver batedeira, utilize uma tigela normal para colocar a farinha e os restantes ingredientes como na batedeira. Depois quando a massa descolar da tigela tem que a colocar na bancada e bater, bater e bater…(10 a 15 minutos). Esta massa precisa de ficar muito bem batida. Quando era batida à mão era costume dizer-se cá em casa “ bate a massa até as pernas da mesa estarem a transpirar”.

No final do tempo, retire a tigela da batedeira e cubra a massa com um pano e deixe descansar 30 minutos.

Para fazer as filhoses vá retirando pequenas porções de massa e estenda-as com o rolo de forma a ficarem o mais fininhas possível. Vá esticando para um lado e para o outro pois o formato final é aleatório.

Pegue delicadamente na massa esticada e coloque sobre um pano para não se pegar à bancada. Nessa altura faça os cortes com a carretilha.

Depois de ter estendido todas as filhoses, frite-as em óleo, bem quente, numa frigideira larga. Muito cuidado para não se queimarem. É só entrar, virar e sair pois devem ficar muito clarinhas.

Vá colocando as filhoses fritas num tabuleiro e  polvilhe-as de imediato com açúcar e canela. Depois ponha-as numa travessa.

 

strip3-filhos

img_5344tbvwm

Testámos e gostámos…!

img_5346tbvwmstrip

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s