Salsichas Enroladas em Couve

img_5405tbvwm

A Couve recheada é um prato que podemos encontrar um pouco por toda a Europa. É bastante habitual em países como a Sérvia e Croácia, onde é feito com couve fermentada. Na Bulgária, Ucrânia, República Checa, Eslováquia, Polónia, Lituânia, Alemanha e Suécia existem outras variantes deste prato.

Em Portugal podemos encontrar as célebres Salsichas Enroladas em Couve, um prato ideal para esta altura do ano em que a comida quente e de substância apetece!

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. o sabor adocicado da couve
  2. o contraste das texturas
  3. o molho

 

Ingredientes:

  • 10 salsichas frescas de porco
  • 1 couve lombarda
  • 50g de bacon
  • 1 cebola
  • Azeite q.b.
  • alho em pó
  • noz-moscada
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.

img_5409tbvwm

Modo de Preparação:

Comece por separar as folhas da couve lombarda, apare os talos mais grossos e lave-as. Escalde as folhas de couve em água a ferver durante aproximadamente 3 minutos. Depois coloque a escorrer num passador para que fiquem sem água.

strip

Quando lhes poder mexer espalme-as, com a mão, sobre uma tábua. Separe as folhas maiores para um lado e as mais pequenas para outro e reserve.

img_5389tbvwm

Pique as salsichas com um garfo ou com um palito e escalde-as na água de escaldar a couve até ficarem rijinhas, aproximadamente 6 minutos. Depois retire da água e coloque a escorrer.

nota: nós nesta altura tiramos a pele ás salsichas mas não é obrigatório fazê-lo.

Com a couve e as salsichas prontas pode começar a enrolar as salsichas. Separe 1 ou 2 folhas de couve maiores e coloque sobre elas 1 ou 2 folhas mais pequenas.

nota: a quantidade de couve fica ao critério de quem estiver a fazer o prato, nós gostamos de sentir bastante couve.

Ponha a salsicha em cima e dobre as folhas de couve para dentro e depois enrole para que a salsicha fique bem embrulhada nas folhas de couve. Segure os rolos com 2 ou 3 palitos.

strip1

Num tacho largo coloque o azeite a cobrir o fundo, a cebola picada e o bacon, previamente cortado em cubos pequenos, e deixe alourar. De seguida introduza as salsichas enroladas no tacho e tempere com o alho em pó, a noz-moscada, o sal e a pimenta. Tape o tacho e deixe estufar, em lume brando, cerca de 40 minutos.

nota: o tacho deve estar bem tapado e não deve andar a tirar e a pôr a tampa, pois assim a couve vai cozer na sua própria humidade. No entanto se notar que os rolos estão a querer agarrar ao tacho pode ir juntando 2 a 3 colheres de sopa de água para não deixar queimar.

dupla-strip-2

Verifique se a couve está cozida, pois existem couves mais rijas que outras pelo que o tempo de cozedura não é exacto. Basta espetar um palito e ver se entra com facilidade.

Para terminar retire os rolos da couve para uma travessa e regue com o molho. Sirva acompanhado com arroz branco.
 
img_5406tbvwm

img_5417tbvwm

Testámos e gostámos…!

img_5403tbvwmstrip

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s