Nutrição – A Laranja

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A Laranja apresenta um baixo teor calórico, bem como um baixo teor de proteínas, hidratos de carbono e lípidos. Têm um elevado conteúdo de água e um bom teor em fibra (a “parte branca” da laranja). Além de ser rica em vitamina C, também constitui uma excelente fonte de ácido fólico, potássio e magnésio.

Contem ainda na sua composição betacaroteno, que lhe confere a cor “laranja” e ácido cítrico que potencia a acção da vitamina C.

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Destacam-se alguns benefícios do consumo de laranja para a saúde:

  • A presença de compostos antioxidantes, como a vitamina C, flavonoides e caroteno, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e outras doenças degenerativas como o cancro.
  • O consumo de laranjas com alimentos ricos em ferro, aumenta absorção deste mineral pelo organismo. Sendo baste importante para indivíduos que sofrem de anemia ferropénica.
  • Pela presença de fibra, pode aumentar saciedade e auxiliar a regulação do transito intestinal.

 

Dicas

Supermercado/ Casa:

  • A melhor época para comprar laranjas é desde outubro à primavera.
  • Em casa, pode conservar tanto à temperatura ambiente como em ambiente refrigerado, como o frigorifico. Neste ultimo a conservação poderá ser por mais tempo.
  • Caso opte por consumir a laranja na forma de sumo, utilize uma liquidificadora em vez de um espremedor. Desta forma, garante a presença de fibra no sumo.

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Por Cátia Carvalho da Silva

Nutricionista

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