Doce de Laranja

IMG_6595tbvwm

Doce de Laranja acabado de fazer, pão torrado e manteiga…bolachas…tortas…enfim o sonho começa aqui!

Sim o Doce de Laranja caseiro é um sonho para sonhar acordado, para saborear até à última dentada.

Como somos dois não podemos dizer que é o doce favorito cá de casa, mas é sem dúvida o doce que faz uma mulher muito feliz nesta casa!!

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. o sabor intenso a laranjas
  2. as tirinhas de casca, sem as quais não seria o mesmo
  3. a textura

 

Ingredientes:

  • 1kg de laranjas
  • 2lt de água
  • 1,2kg de açúcar

IMG_6597tbvwm

Modo de Preparação:

Comece por descascar as laranjas. Pode fazê-lo de 2 formas distintas, dependendo  da opção irá obter um doce diferente mediante a escolha que fizer.

  1. Descasque as laranjas retirando a casca em gomos com o branco agarrado. O doce que resulta daqui tem um aspecto rústico e uma tonalidade mais escura.
  2. Descasque as laranjas com o descascador e assim vai obter cascas muito finas sem branco nenhum agarrado às cascas. O doce vai ficar mais cristalino e transparente. (Terá um aspecto mais parecido com o do supermercado)

Depois de ter escolhido a forma de descascar as laranjas corte as cascas em tiras muito fininhas.

Dupla strip

De seguida corte ao meio todas as laranjas e esprema o sumo. Toda a polpa e restos que sobram de fazer o sumo coloque num pano e ate-o com fio de culinária.

nota: pode utilizar o pano que quiser , no entanto o ideal é usar uma fralda pois como o tecido é tipo gaze é muito fino e por isso o melhor para este tipo de situações.

Dupla strip 1

Finalmente numa panela coloque  a água, o sumo de laranja, as cascas cortadas, e o pano com a polpa toda. Escolha uma panela grande para que ao ferver o doce não vá por fora.

Dupla strip 2

Leve ao lume durante aproximadamente 2 horas. Para saber se está pronto faça um teste muito simples. Aperte uma tirinha de casca entre os dedos, se esta se desfizer a cozedura terminou.

Retire o pano da panela, abra-o, coloque a polpa num passador e aperte-a bem com uma colher de pau para espremer todo o sumo que esta tiver. Coloque esse sumo na panela. (A polpa já pode ir para o lixo)

Adicione o açúcar à panela e leve novamente ao lume durante 1 hora a 1 hora e 15 minutos. O doce tem que fazer ponto, ou seja no fim do tempo tem que ter uma consistência firme. Para verificar coloque um pouco de doce sobre um prato frio e empurre-o com a ponta do dedo, o doce deve oferecer resistência. Se vir que ainda está muito fino e líquido deixe estar ao lume mais 10 minutos e repita a operação até conseguir a firmeza pretendida.

Deixe descansar 10 minutos, mais ou menos, e depois coloque de imediato nos frascos. Tenha o cuidado de verificar que as tirinhas ficam bem distribuídas.

Depois do doce estar nos frascos aguarde uns 20 minutos e mexa cada frasco com uma colher para as tirinhas de casca ficarem homogeneamente espalhadas pelo doce.

IMG_6593tbvwm

Desfrute do Doce de laranja com umas simples bolachas, espalhe-o numa torrada ou use-o para rechear uma torta de chocolate!

IMG_6600tbvwm

Testámos e gostámos…!

IMG_6597tbvwmstrip

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s