Pão de Batata

IMG_4824tbvwm

O pão é daquelas coisas que fazem parte do nosso imaginário. Para nós é impossível viver sem pão. Se podemos prescindir dele e há situações em que a comida nunca seria a mesma sem o pão para a acompanhar.

Existem muitas receitas para fazer Pão de Batata simples ou recheado com carnes, com queijo…enfim a nossa imaginação é o limite.

O Pão de Batata, macio e fofo é de comer e chorar por mais. Saboroso e muito agradável, o Pão de Batata é feito com ingredientes simples, mas é fantástico para comer com as entradas, para fazer umas sandes, para comer ao lanche com doce ou para petiscar ao fim do dia.

Cá em casa adoramos fazê-lo logo pela manhã, sentir o aroma pela casa e depois…depois poder explorar as diferentes oportunidades que surgem de nos deliciarmos com ele.

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. simples de fazer
  2. macio e fofo
  3. versátil

Ingredientes:

  • 450g de batata
  • 450g de farinha
  • 1 c. (chá) de sal
  • 70ml de óleo de girassol (ou milho)
  • 120ml de água morna
  • 11g de fermento de padeiro (1 carteira de fermipan)
  • 1 c. (sopa) rasa de açúcar

IMG_4831tbvwm

Modo de Preparação:

Comece por descascar e cozer as batatas. Uma vez cozidas, escorra-as bem e passe-as pelo passe-vite ou esmague-as com o esmaga batatas.

Misture o açúcar com a água morna e o fermento e mexa bem para dissolver totalmente o fermento e o açúcar. Depois espere até espumar para o fermento activar.

Na batedeira coloque a farinha peneirada, o sal, o óleo e a batata. Junte o fermento já activado e bata na velocidade mínima durante 15 minutos para o glúten desenvolver bem. A massa tem que ficar com elasticidade para não partir. Retire a massa da batedeira e coloque-a numa tigela polvilhada com farinha. Tape a tigela com uma pano e deixe levedar durante 1h:30m a 2 horas. A massa deve duplicar de volume

nota: a massa também pode ser batida à mão durante 10 minutos com energia.

Depois da massa pronta divida-a ao meio, cada metade novamente ao meio e repita a operação até obter 8 bolas de massa.

Pegue em cada bola e enrole com as pontas para baixo e para dentro aconchegando com as mãos para obter uma forma redonda mas larga. Coloque todas as bolas num tabuleiro forrado com papel vegetal, tape com um pano (para a massa não secar) e deixe levedar durante 45 minutos a 1 hora.

Dupla strip

Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 15 minutos. Verifique a cozedura para se certificar que ficam dourados. Retire do forno e coloque-os a arrefecer sobre uma rede para não ficarem com humidade por baixo.

Pode servi-los mornos ou frios.

IMG_4834tbvwm

IMG_4828tbvwm

Nota: se quiser pode congelar o pão de batata. Depois de frio ponha-o dentro de um saco bem fechado e ponha no congelador, quando quiser usar retire e deixe descongelar. Aqueça-o ligeiramente a vai parecer acabado de fazer.

Testámos e gostámos…!

IMG_4830tbvwmstrip

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s