Mexilhões Mediterrânicos

IMG_6327tbvwm

O Mexilhão é um molusco pertencente à classe dos bivalves, a mesma da ostra ou da amêijoa. Existem dois tipos de espécies, Mytilus edulis existente na costa atlântica da Europa, e Mytilus galloprovincialis existente na região mediterrânica e na costa atlântica portuguesa.

É considerado um alimento altamente nutritivo, devido aos elevados teores em proteína, vitaminas e minerais, que vão desenvolver um papel protector nas doenças cardiovasculares.

O mexilhão é bastante apreciado pelos portugueses na forma de petisco, especialmente na época de verão. No entanto, pode ser utilizado na confecção de pratos mais elaborados, como caldeirada, arroz de marisco, entre outros.

Aqui por casa gostamos de os ter sempre à mão, eles substituem as ameijoas na Carne de Porco à Alentejana, entram na Açorda ou no Arroz de Marisco, ficam bem nas Paelhas e completam as saladas, enfim não paramos de os usar.

Além disso  são uma óptima opção quando queremos preparar uma entrada rápida como é o caso dos Mexilhões Mediterrânicos.

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. A frescura
  2. O sabor a mar
  3. O molho saboroso

 

Ingredientes: 

  • 12 mexilhões
  • 3 folhas de louro
  • 1 pimento vermelho
  • 1 pimento verde
  • 1 tomate médio
  • 1 cebola pequena
  • 4 pés de coentros
  • 3 c. (sopa) de azeite
  • 1 c. (sopa) de vinagre de maçã
  • 1 c. (sopa) de molho de peixe
  • 1c. café de pimenta preta
  • 1 pitada de sal

nota: existem várias opções de mexilhão ultracongelado no mercado. O Jumbo tem os Auchan MMM! em concha da Nova Zelândia, 500g custam 5,89€ e também tem os da Gelpeixe em meia concha da Nova Zelândia, 250g custam 4,98€.

IMG_6325tbvwm

Modo de Preparação: 

Num tacho ou numa frigideira coloque um dedo de altura de água com o louro e espere até começar a ferver, nessa altura ponha dentro da frigideira os mexilhões voltados para cima e todos separados sem ficarem uns por cima dos outros (mexilhões ultracongelados em meia concha) depois da água voltar a ferver conte 3 a 4 minutos. e desligue o lume pois estão prontos.

nota: se forem mexilhões em concha inteira coloque-os no recipiente sem preocupações com o posicionamento e depois faça tudo do mesmo modo. Quando os retirar da água vão estar abertos e então terá que remover uma parte da casca e manter a que tem o mexilhão agarrado seguindo daí para a frente os mesmos passos.

Depois retire-os da água com uma escumadeira e coloque-os numa travessa. Com uma faca descole cuidadosamente os mexilhões da casca e deixe-os arrefecer.

Nesse meio tempo prepare o molho. Lave e corte os pimentos, separe duas tiras de pimento vermelho e uma de pimento verde e corte-as em cubos muito miudinhos. Coloque numa tigela e reserve.

Lave o tomate, retire-lhe todas as sementes, corte-o também em cubinhos bem pequenos e adicione aos pimentos. Pique a cebola e os coentros finamente e junte ambos aos ingredientes anteriores.

De seguida adicione o azeite, o vinagre, o molho de peixe, a pimenta preta e o sal. Envolva tudo muito bem para que os ingredientes agarrem bem o tempero.

Para terminar, um a um vá levantando os mexilhões e coloque na casca uma colher de chá do molho, depois coloque o mexilhão por cima e ponha mais um pouco de molho à volta de forma a encher bem a casca.

Pode servir de imediato ou guardar no frigorífico para servir posteriormente.

IMG_6331tbvwm

IMG_6339tbvwm

TBVstrip

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s