Mexilhões com Molho de Lima

IMG_7462tbvwmOs mexilhões são um petisco a considerar para usar e abusar nas mais diversas situações e principalmente nos tempos de calor em que as coisas frescas apetecem.

E é justamente nos tempos de verão que mais recebemos cá em casa, por isso gostamos sempre de ter alternativas rápidas, fáceis e frescas para preparar uma refeição ou um petisco quando alguém aparece por estes lados trazido pelo desejo de desfrutar do calor do sol, do mar e com vontade de partilhar momentos lúdicos à volta da mesa!

Os Mexilhões com Molho de Lima proporcionam uma entrada agradável ou um belo petisco de fim de tarde e fazem-se num abrir e fechar de olhos.

 

RECEITA

 

base logo destaque1

  1. fácil e rápido
  2. fresco e saboroso
  3. o molho cremoso e levemente acidulado

 

Ingredientes: 

  • 12 mexilhões
  • 3 folhas de louro
  • 2 c. (sopa) de iogurte grego
  • 1 lima
  • 1 c. (sopa) de azeite
  • 1 c. (café) de alho em pó
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
  • 4 pés de salsa

nota: existem várias opções de mexilhão ultracongelado no mercado. O Jumbo tem os Auchan MMM! em concha da Nova Zelândia, 500g custam 5,89€ e também tem os da Gelpeixe em meia concha da Nova Zelândia, 250g custam 4,98€.

IMG_7463tbvwm

Modo de Preparação: 

Num tacho ou numa frigideira coloque um dedo de altura de água com o louro e espere até começar a ferver, nessa altura ponha dentro da frigideira os mexilhões voltados para cima e todos separados sem ficarem uns por cima dos outros (mexilhões ultracongelados em meia concha) depois da água voltar a ferver conte 3 a 4 minutos. e desligue o lume pois estão prontos.

nota: se forem mexilhões em concha inteira coloque-os no recipiente sem preocupações com o posicionamento e depois faça tudo do mesmo modo. Quando os retirar da água vão estar abertos e então terá que remover uma parte da casca e manter a que tem o mexilhão agarrado seguindo daí para a frente os mesmos passos.

Depois retire-os da água com uma escumadeira e coloque-os numa travessa. Com uma faca descole cuidadosamente os mexilhões da casca e deixe-os arrefecer.

Enquanto espera prepare o molho, para isso coloque numa tigela o iogurte grego, a raspa da lima, o sumo de metade da lima, o azeite, o alho em pó, o sal e a pimenta. Mexa muito bem com uma colher para que o molho fique homogéneo.

Para terminar, disponha os mexilhões numa travessa, coloque uma colher de chá bem cheia de molho em cada um e polvilhe com a salsa finamente picada.

Sirva de imediato ou guarde no frigorífico até ao momento de servir.

IMG_7469tbvwm

Testámos e gostámos…!

IMG_7469tbvwmstrip

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s