Bifinhos com Cogumelos

IMG_8962tbvwmO prato ideal para festas com muita gente, uma casa cheia e todos felizes como se quer em dias de festa.

Fantástico para desfrutar de um bom momento à mesa, mas igualmente bom para um serviço volante.

Dos adultos aos miúdos, todos sem excepção, gostam deste deste prato. Fácil de fazer, ingredientes simples e um molho que deixa todos encantados.

Os Bifinhos com Cogumelos são um prato de referência das nossas festas em família!

 

RECEITA

base logo destaque1

  1. a carne tenra e macia sem estar muito cozinhada
  2. o molho
  3. o toque do queijo

IMG_8970tbvwmIngredientes:

  • 500g carne de vaca da vazia
  • 250g de cogumelos
  • 200ml de natas
  • 200ml de leite gordo + 5 c. (sopa) de leite
  • 3 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1c. (chá) de caldo de carne
  • 1 c. (café) de pimenta branca
  • 1 c. (café) de açafrão
  • 1 c. (sopa) de mostarda
  • 1 c. (sobremesa) de maizena
  • azeite q.b.

IMG_8968tbvwmModo de Preparação:

Comece por cortar a  carne em bifes bem finos e depois estes em quadrados pequenos.

Depois escalde a carne numa frigideira com água a cobrir o fundo e uma pitada de sal. Deixe estar ao lume apenas o tempo suficiente para a carne perder a cor vermelha e de seguida escorra-a e reserve.

Numa frigideira coloque  azeite a cobrir o fundo, adicione os alhos laminados e o louro e deixe fritar o alho até ficar tostadinho. Então, adicione os cogumelos, laminados, e deixe fritar ligeiramente.

A seguir baixe o lume e junte as natas. Tenha cuidado para não deixar ferver as natas, elas têm que ir apenas fervilhando (significa fazer umas bolinhas pequeninas).

nota: se o lume não estiver baixo e começar a ferver vai talhar as natas

Rectifique o sal, junte o caldo de carne, a pimenta, o açafrão e envolva tudo muito bem. Adicione o leite e tenha o cuidado de manter o lume baixo (bastante baixo) para o molho não ferver. Quando começar a fervilhar adicione a mostarda e veja a consistência (espessura) do molho.

nota: adicionar o leite permite aumentar o molho sem abusar das natas mas isso é uma opção de cada um.  Nós fazemos o molho desta forma mas se preferir um molho mais intenso e forte pode substituir o leite por igual quantidade de natas e nesse caso deve juntar as natas todas ao mesmo tempo e não adicionar a maizena

Nessa altura está no momento de adicionar a maizena dissolvida nas colheres de leite. Pode não ser necessário usar a totalidade da maizena. Coloque metade e espere uns segundos, depois passe a colher de pau no fundo da frigideira, se o creme se separar em estrada deixando ver o fundo sem cobrir logo o molho está no ponto, não é preciso juntar mais maizena.

Para terminar junte a carne e envolva-a bem no molho. Depois coloque num tabuleiro ou numa travessa e polvilhe com queijo ralado no momento (parmesão ou ilha).

Sirva  de imediato acompanhado com arroz branco.

IMG_8965tbvwm

baselogosegredos1

  1. a carne deve estar mesmo muito fina, aproximadamente 2 a 3 milímetros  de espessura, só assim se consegue cozinhar a carne apenas com um escaldão rápido. Assim a carne vai manter-se  solta e não se desfaz por excesso de cozedura.

IMG_8973tbvwmTBVstrip

Deixe um comentário